Basquete Pinda ficou na segunda colocação, seguido pelo São José dos Pinhais/Guaxo em terceiro
O Foz Basquete (PR) sagrou-se campeão Brasileiro Adulto Feminino 2022 ao derrotar o Basquete Pinda (SP), na noite desta quarta-feira (07 de dezembro), por 69 a 62 (32 a 26 no primeiro tempo), em duelo final disputado no ginásio Municipal de Esportes Ney Braga, na cidade de São José dos Pinhais (PR).
O jogo, no entanto, começou favorável ao representante paulista, que ficou na frente no quarto inicial. A recuperação da equipe paranaense aconteceu imediatamente ao comandar as ações nos dois períodos seguintes, o que permitiu assumir o comando do placar e desgarrar, graças ao bom desempenho defensivo. Nos dez minutos finais, o Basquete Pinda ficou na frente e baixou a vantagem, mas o Foz Basquete soube controlar essa tentativa de recuperação para seguir na frente, vencer e garantir o título – 13 a 16 (primeiro quarto), 19 a 10 (segundo quarto), 20 a 09 (terceiro quarto) e 17 a 27 (quarto final).
As atletas mais efetivas foram Brenda Bleidão (21 pontos, 07 rebotes e 06 bolas recuperadas) e Nathalia Lima (19 pontos e 17 rebotes – double-double), pelo Foz Basquete; Isabella Cristina (23 pontos e 03 bolas recuperadas) e Stefane da Silva (10 pontos, 06 rebotes, 03 assistências, 04 bolas recuperadas e 02 bloqueios), em favor do Basquete Pinda.
“Esse título é a coroação do trabalho que começamos lá atrás, pois fundamos a Associação de Basquete de Foz em 2010 e 12 anos após chegamos a esta conquista. Estamos felizes com esse título, colocando Foz no cenário nacional. Das meninas que jogaram essa Fase Final, oito são formadas nos nossos núcleos de formação. Quero agradecer a todos que nos apoiam: patrocinadores, família e os demais técnicos do Foz. Estou muito feliz e agora é comemorar”, comentou o técnico Claudio Lisboa, do Foz Basquete.
“Fizemos uma campanha espetacular até chegar à final, havíamos perdido um único jogo, mas o Foz Basquete fez por merecer, pois foi agressivo e não baixou a guarda, enquanto nós não conseguimos sair da pressão que fizeram durante a partida. Foram muito bem na partida defensiva e acabaram anulando o nosso time. Essa defesa deu muito força para elas e nós não conseguimos encaixar o que foi a nossa característica durante o campeonato: a defesa. Prova disso é que terminamos como a primeira ou segunda melhor defesa da competição. Mas, hoje fomos mal. Parabéns ao Foz Basquete, que na temporada passada caiu na semifinal e nós não havíamos conseguido a classificação. Então, foi um grande avanço para os dois times e agora é pensar em 2023”, relatou o técnico Luis Bondiolli, do Basquete Pinda.
Na definição do terceiro lugar, o anfitrião São José dos Pinhais/Guaxo bateu o Bradesco Esportes e Educação (45 a 43) e garantiu o seu lugar no pódio.
Classificação final: 1º) Foz Basquete (PR), 2º) Basquete Pinda (SP), 3º) São José dos Pinhais/Guaxo (PR), 4º) Bradesco Esportes e Educação (SP), 5º) Cerrado Basquete (DF), 6º) Instituto Vitaliza/Nosso Clube, 7º) Sport Recife, 8º) Basquete Joinville, 9º) ADR Maringá (PR) e 10º) Aeroclube (RN)
A vice-presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Paula Gonçalves, e as ex-jogadoras homenageada nesta competição, Simone Bighetti e Suzete Gobbi, acompanham a rodada final in loco.
Premiações
– Troféu Márcia Ferreira: Crislaine Alves, Larissa Sales e Maria Claudia Comodaro
– Troféu Laís Elena (Melhor Técnico): Cláudio Lisboa (Foz Basquete)
– Troféu Hortência Marcari (MVP do Brasileiro): Thamires Gonçalves (Basquete Pinda)
– MVP da final: Nathalia Lima (Foz Basquete)
– Cestinha: Adrielly Francisco (Cerrado Basquete)
– Líder nas Assistências: Mariana Medeiros (Instituto Vitaliza/Nosso Clube)
– Líder nos Rebotes: Thamires Gonçalves (Basquete Pinda)
Final Four
06 de dezembro (terça-feira)
Foz Basquete (PR) 66 x 55 Bradesco Esportes e Educação (SP)
Basquete Pinda (SP) 53 x 52 São José dos Pinhais/Guaxo (PR)
07 de dezembro (quarta-feira)
Bradesco Esportes e Educação 43 x 45 São José dos Pinhais/Guaxo
Foz Basquete 69 x 62 Basquete Pinda
O Campeonato Brasileiro Sub-23 Feminino 2022 foi uma realização da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). O patrocínio master é do galera.bet, além da Volvo Gotemburgo, com fornecimento Nike, Spalding e apoio da jr.nba.