Em confronto de tirar o fôlego, o CR Flamengo estreou com pé direito na Champions League Americas. No ginásio Ángel Sandrin, em Córdoba, na Argentina, o Rubro-Negro venceu o Instituto, por 83 a 75 (37 a 35 no primeiro tempo), e deu um grande passo na competição.
Sem se intimidar em nenhum momento, o Flamengo começou partindo para cima. Com Rafael Mineiro e Zach Graham inspirados, e uma defesa muito sólida, o time comandado por Gustavo De Conti controlou todas ações, se impôs dominando o ataque também e venceu o primeiro quarto por 11 pontos de diferença.
No segundo período, o embate ficou mais equilibrado. O Instituto reagiu e Marquinhos respondeu em diversos momentos. Léo Demetrio entrou no lugar de Olivinha e também contribuiu com alguns pontos no garrafão, mas no fim, a equipe argentina encurtou a diferença para dois pontos. Ainda assim, o Orgulho da Nação foi para o intervalo vencendo.
O terceiro quarto foi praticamente dividido em dois tempos de cinco minutos. O adversário pressionou, tentou assumir a liderança, porém, bateu de frente com Franco Balbi genial como de costume. O camisa 6 acertou duas bolas de três e deu segurança. Quando o placar ficou apertado, Marquinhos chamou a responsabilidade e desafogou com direito a linda cesta no estouro do cronômetro.
Na reta final, as equipes trocaram pontos o tempo inteiro. Balbi e Marquinhos seguiram fazendo a diferença, Deryk recompôs o sistema defensivo de forma crucial e o Mengão teve muita frieza para fechar o jogo. Restando pouco menos de dois minutos, o mago mostrou todo seu repertório ao arremessar marcado duas vezes da linha de três e converter
O argentino Franco Balbi (21 pontos), Marquinhos Souza (17 pontos) e Rafael Mineiro (17 pontos e 08 rebotes) foram os principais destaques do representante brasileiro. Pela equipe da casa, Dwayne Davis, com 24 pontos, e Raasean Davis, com 14 pontos e 08 rebotes, apareceram muito bem.
O CR Flamengo volta à quadra na quarta-feira (06 de novembro), contra a Unifacisa, em Campina Grande (PB), pelo turno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA) – 2019/2020.