No dia da apresentação de Anderson Varejão à torcida, clube da Gávea conquistou quarta maior vitória da história da competição em clássico
Foram 53 pontos de diferença. A noite desta sexta-feira (19 de janeiro) será inesquecível para o torcedor do Flamengo. No dia da apresentação de Anderson Varejão, o clube da Gávea venceu o clássico contra o Botafogo-RJ de maneira arrasadora, pelo placar de 107 a 54, e conquistou uma dos maiores resultados da história da 10ª edição do Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA) – 2017/2018.
Com a incrível vitória por 53 pontos, o Flamengo igualou a quarta maior diferença da história do maior campeonato de basquete do país, conquistada pelo Pinheiros sobre o extinto Vitória (ES), na temporada 10/11. O time carioca ainda é dono do maior placar dos dez primeiros anos do NBB CAIXA, com 62 pontos de frente sobre o Vila Velha, também na temporada 10/11.
Para marcar 107 pontos e atingir a maior pontuação da temporada, o Flamengo teve incrível aproveitamento de 56,7% nas bolas de 3 pontos, com 17 convertidas em 30 tentadas. O desempenho nos lances livres também foi espetacular, com apenas dois erros em 24 arremessos (85,7%).
Três jogadores comandaram o expressivo desempenho do Flamengo nas bolas de 3. Cubillán e Ramon acertaram cinco cada, e Marquinhos converteu quatro. Somado, o trio acertou 14 dos 17 arremessos convertidos pela equipe e com o grande aproveitamento de 63,6%.
“Nos últimos jogos a gente não começou bem e hoje foi diferente. Entramos forte defensivamente desde o começo e isso facilitou as coisas. Quando você defende bem, o ataque flui naturalmente e nosso time estava com bastante confiança. Foi um grande resultado, mas sabemos que temos muito a evoluir ainda”, disse Ronald Ramon, um dos destaques da vitória rubro-negra.
Com 25 pontos, Marquinhos foi o cestinha do jogo e aumentou ainda mais sua média, a melhor do campeonato (17,8). Já Ramon terminou o jogo com 21 pontos, enquanto que o venezuelano Cubillán marcou 15 pontos e ainda distribuiu 12 assistências para conquistar seu primeiro duplo-duplo no NBB CAIXA.
Com 15 pontos e 12 rebotes, o pivô JP Batista foi outro flamenguista a somar um duplo-duplo. Quem também apareceu bem foi Olivinha, autor de 13 pontos e seis rebotes. Para fechar os destaques rubro-negros, MJ Rhett deixou a quadra com dez pontos e oito rebotes.
Líder isolado do NBB CAIXA, o Flamengo conquistou sua 12ª vitória, a sétima consecutiva. Com apenas duas derrotas, a equipe comandada pelo técnico José Neto segue à frente de Sesi Franca (2º), Mogi das Cruzes/Helbor (3º) e Paulistano/Corpore, todos com 11 triunfos em 14 partidas disputadas.
Antes do início da partida, Anderson Varejão foi ao centro da quadra e vestiu a camisa do Flamengo pela primeira vez à frente da torcida. O pivô ainda deu um breve discurso e teve seu primeiro contato com os fãs da equipe carioca.
Paulistano e Bauru voltam a se encontrar
Rivais nas Finais da temporada passada e na abertura desta, Paulistano/Corpore e Sendi/Bauru Basket seguem crescendo a rivalidade entre si. Neste sábado (20 de janeiro), às 14h00 (de Brasília), os dois times paulistas se enfrentam no Ginásio Antonio Prado Jr., desta vez com mando do CAP, com transmissão ao vivo pela Band.
Outras duas partidas ainda agitarão a tarde deste sábado do NBB. Também às 14h00 (de Brasília),o Solar Cearense e o EC Pinheiros se enfrentarão em Fortaleza (CE), no ginásio Paulo Sarasate. O outro confronto do dia será entre o Campo Mourão Basquete e Sesi Franca Basquete, às 16h15 (de Brasília).