O NBA Basketball School começa a sair do papel. Lançado em setembro, o programa vai licenciar 20 instituições (escolas, projetos sociais, clubes e academias) para a implantação de núcleos de escolinhas de basquete no Brasil a partir de 2019. O objetivo é promover o desenvolvimento da modalidade, com a capacitação de técnicos usando a mesma metodologia aplicada pela liga ao redor do mundo. Até agora, nove instituições foram chanceladas no país, como Clube de Regatas do Flamengo (RJ), Associação Atlética Caldense (MG) e Colégio Bandeirantes (SP). Rodrigo Vicentini, Head da NBA no Brasil, destacou o interesse de agremiações e escolas, e ratificou a vocação do programa na formação de cidadãos.
– Ficamos bastante impressionados com a receptividade do programa no mercado nacional. O NBA Basketball School teve uma excelente aceitação junto a colégios, academias e clubes, de várias partes do país, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco, e notamos que essas instituições querem oferecer não apenas a prática esportiva mas, principalmente, se preocupam em fortalecer os valores do esporte junto a esses jovens atletas – afirmou o executivo.
Flamengo, Caldense e Band possuem ligações próximas com a NBA: o Rubro-Negro, maior campeão do NBB (5 títulos), já disputou cinco jogos contra franquias da liga (três confrontos diante do Orlando Magic, um contra o Phoenix Suns e um contra o Memphis Grizzlies, tendo sido o primeiro clube brasileiro a atuar na pré-temporada nos Estados Unidos, em 2014), o clube mineiro tem em seu corpo técnico Raul Togni Filho, pai do armador Raulzinho Neto (Utah Jazz), que começou na base do clube, e o Colégio Bandeirantes é o atual bicampeão (2018-2017) do torneio masculino da jr. nba League, competição escolar promovida no país pela NBA.
– O Flamengo possui uma parceria frutífera com a NBA e, agora, se sente honrado em firmar essa parceria para a formação de novos talentos. ‘Craque o Flamengo faz em casa’ e a Escola de Esportes Sempre Flamengo, agora com o suporte da NBA, reforçará mais ainda esse lema – disse Alexandre Póvoa, Vice-Presidente de Esportes Olímpicos do Flamengo.
O programa NBA Basketball School é destinado a jovens, meninos e meninas de 09 a 17 anos, e a iniciativa faz parte dos esforços da liga no país, assim como as plataformas jr. nba, Americas Team Camp e Basketball Without Borders (Basquete Sem Fronteiras). Em abril deste ano, a NBA lançou o NBA Basketball School em quatro cidades da Índia (Mumbai, Punjab, Nova Délhi e Pune) e, em 2017, já haviam sido inaugurados núcleos na Grécia e na Turquia. Mais informações sobre a NBA Basketball School no Brasil pelo site brazil.nbabasketballschool.com.
Instituições que já tiveram aprovadas suas licenças: Clube de Regatas do Flamengo (Rio de Janeiro-RJ), Associação Atlética Caldense (Poços de Caldas-MG), Colégio Bandeirantes (São Paulo-SP), Academia de Esportes (Recife-PE), Clube Continental (São Paulo-SP), Clube Ipiranga (São Paulo-SP), Clube Alto dos Pinheiros (São Paulo-SP), Colégio Salesiano Santa Teresinha (São Paulo-SP) e Academia Competition (São Paulo-SP)