Brusque/FME/Aradefe e a ADRM/Maringá também vencem o duelo paranaense no returno da fase inicial do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino – 2022
A terceira rodada do returno da fase inicial da Conferência Jatyr Schall, no Campeonato Brasileiro Adulto Masculino – 2022, foi disputada nesta quinta-feira (17 de março), com mais três jogos, sendo dois na Arena Multiuso, em Brusque (SC), e um no Ginásio de Esportes Sebastião Cruz (Galegão), na cidade de Blumenau (SC).
O Flamengo/Blumenau derrotou a Liga Sorocabana de Basquete, por 68 a 53 (37 a 25 no primeiro tempo), em jogo realizado no Galegão. A equipe catarinense conseguiu impor o seu ritmo desde o começo do jogo e ficou n a frente em todos os períodos, sem desgarrar muito em cada um deles, mas sendo o suficiente para construir uma boa vitória – 20 a 11 (primeiro quarto), 17 a 14 (segundo quarto), 16 a 14 (terceiro quarto) e 15 a 14 (quarto final).
Os destaques foram José Carlos dos Santos (17 pontos e 07 rebotes), Lucas Lima (11 pontos e 04 assistências) e Gabriel de Oliveira (11 pontos, 06 rebotes e 03 assistências), pelo time catarinense; Adler Monteiro (25 pontos e 06 rebotes), Ygor de Freitas (08 pontos, 11 rebotes e 03 bloqueios) e Lucas Marciel (08 pontos e 07 rebotes), em favor da equipe paulista.
“Mais uma vitória importante, pois jogamos contra uma equipe que perdemos no primeiro turno e sabíamos que seria fundamental ganhar neste returno para buscarmos as primeiras colocações da chave. Mesmo não tendo um aproveitamento ofensivo tão alto, a nossa defesa foi muito bem, já que tiramos o volume de alguns jogadores decisivos da Liga Sorocabana. Foi importante também a rotação do time, já que os atletas que vieram do banco entraram multo bem em quadra, demonstrando a força do grupo e do time. É extremamente necessário um elenco forte nesse formato de competição, especialmente com a sequência de jogos”, analisou o técnico André Germano, do Flamengo/Blumenau.
O Brusque/FME/Aradefe manteve o bom momento ao derrotar o Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí, por 78 a 68 (45 a 35 no primeiro tempo), atuando na Arena Multiuso. Vindo de uma boa sequência de resultados, o time catarinense iniciou bem o jogo e ficou na frente nos dois quartos iniciais, abrindo vantagem. Na volta do intervalo, o time paulista tentou a recuperação e chegou a ficar ligeiramente na frente, mas o adversário voltou ao seu melhor ritmo nos dez minutos finais para conformar o resultado favorável – 23 a 18 (primeiro quarto), 22 a 17 (terceiro quarto), 15 a 17 (terceiro quarto) e 18 a 16 (quarto final).
Os principais nomes da partida foram Lucas Brito (16 pontos e 08 assistências), Rodrigo “Finão” da Silva (10 pontos e 06 rebotes), Erick Camilo (10 pontos) e Durval Cunha (10 pontos e 03 bolas recuperadas), pelo time catarinense; Rafael Castellón (23 pontos) e Felipe Taddei (13 pontos e 07 rebotes), em favor do time paulista.
“Demos um grande passo rumo à classificação e seguimos dependendo apenas das nossas forças. Agora, é descansar e trabalhar para o duelo contra a Liga Sorocabana que vai definir se avançamos na competição. O time está mais encorpado, deu uma evoluída boa e os jogadores estão entendendo os momentos do jogo que é para soltar ou pender, tendo esse discernimento. Além disso, a nossa defesa vem funcionando muito bem. Vamos seguir pensando em dar um passo de cada vez”, relatou o técnico Marcio Andrade, do Brusque/FME/Aradefe.
Por fim, no Clássico Paranaense, a ADRM/Maringá bateu o Coritiba Monters/Grupo Barigui, por 72 a 71 (47 a 30 no primeiro tempo), na Arena Multiuso. O time de Maringá começou melhor e conseguiu vantagem nos dois quartos iniciais, desgarrando ao final do primeiro tempo. Já nos dois períodos finais foi a vez da equipe curitibana reagir e tirar a diferença, mas sem conseguir concretizar a virada – 26 a 17 (primeiro quarto), 21 a 13 (segundo quarto), 15 a 23 (terceiro quarto) e 10 a 18 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram Mateus Diniz (18 pontos e 03 rebotes) e Gustavo Paulino (17 pontos, 07 rebotes e 03 assistências), pela equipe de Maringá; Aieser Pereira (21 pontos e 09 rebotes) e Gabriel Soldi (14 pontos, 05 rebotes, 04 assistências e 04 bolas recuperadas), em favor do time curitibano.
“A garra dos meninos é grande, pois já vínhamos fazendo boas partidas, como fizemos até o segundo quarto, usando bem a nossa estratégia. Ainda falta aquela bagagem para fechar o jogo, mas hoje nós contamos com a ajuda de Deus, com certeza, e concluímos a partida com vitória. Destaco a raça que os jogadores tiveram até o final, a força de vontade, obediência tática e também a sabedoria, pois mesmo na adversidade, já no final, os atletas tiveram calma para fazer a melhor bola”, comentou o técnico Jamison Silva, da ADRM/Maringá.
A classificação de momento da Conferência Jatyr Schall está desta maneira:
1º) AZ Araraquara – 15 pontos (07 vitórias e 01 derrota)
2º) Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí – 15 pontos (06 vitórias e 03 derrotas)
3º) Flamengo/Blumenau – 14 pontos (06 vitórias e 02 derrotas)
4º) Brusque/FME/Aradefe – 14 pontos (05 vitórias e 04 derrotas)
5º) Liga Sorocabana de Basquete – 11 pontos (03 vitórias e 05 derrotas)
6º) ADRM/Maringá – 11 pontos (02 vitórias e 07 derrotas)
7º) Coritiba Monters/Grupo Barigui – 10 pontos (01 vitória e 08 derrotas)
A quarta rodada do returno será jogada no sábado (19 de março), apenas na Arena Multiuso, em Brusque (SC), com esses duelos: Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí x Liga Sorocabana de Basquete, às 15h, Coritiba Monsters/Grupo Barigui x AZ Araraquara, às 17h15, e ADRM Maringá x Flamengo/Blumenau, às 19h30 – todos no horário de Brasília (DF).