AZ Araraquara x Basquete Santos e Cruzeiro Basquete x Liga Sorocabana de Basquete são os primeiros jogos
O Final Four do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2023 será aberto nesta quinta-feira (08 de junho), na Arena Hall, em Belo Horizonte (MG). Serão dois jogos: AZ Araraquara-SP x Basquete Santos-SP (18h) e Cruzeiro Basquete-MG x Liga Sorocabana de Basquete-SP (20h) – ambos no horário de Brasília (DF).
O primeiro desafio da etapa decisiva reúne dos times paulistas: AZ Araraquara e Basquete Santos.
Para chegar a esta etapa, o time de Araraquara concluiu a primeira fase no terceiro lugar da Conferência Cadum, com cinco vitórias e três derrotas. Em seguida, passou pelo Praia Clube/Gabarito-MG no playoff – quartas-de-final, com duas vitórias e uma derrota.
“É extremamente importante esse primeiro jogo, começar com o pé-direito as finais, conquistando uma vitória. Mas para isso, temos que iniciar o jogo impondo um bom ritmo defensivo, neutralizando as melhores bolas da equipe de Santos. Fluindo bem o ataque e trabalhando para achar a melhor bola”, comentou o a/armador Gui Santos, da AZ Araraquara.
“Uma vitória na estreia do quadrangular nos dará mais confiança para a sequência do quadrangular. Porém, sabemos do poder da equipe santista, que fez um playoff – quartas-de-final de altíssimo nível e também chega com força nesta etapa decisiva”, acrescentou o experiente armador Wellington Nezinho, também do time de Araraquara.
Já o representante santista fechou a etapa inicial no terceiro lugar da Conferência Cadum, contabilizando quatro vitórias e quatro derrotas. Posteriormente, nas quartas-de-final superou o Blumenau Basquete-SC, com duas vitórias.
“Sabemos que tudo no Final Four é importante, vencer e também o saldo. Viemos para cá com objetivo buscar o título e queremos depender apenas das nossas forças. Para isso, não podemos pensar em ter uma derrota. Estamos cientes da qualidade do time de Araraquara, dos seus jogadores, que são experientes e já rodaram bastante, além de estarem vivendo um momento muito bom. O segundo turno deles foi de vitórias importantes e crescimento”, explicou o ala/armador Guga Ceccato, do Basquete Santos.
“Vai ser um jogo bem difícil, mas estudamos bastante o adversário e estamos prontos para esse desafio”, complementou o atleta do time santista.
Estas equipes não se enfrentaram na primeira fase.
No complemento da primeira rodada, o anfitrião Cruzeiro Basquete-MG encara a Liga Sorocabana de Basquete-SP, no mesmo local.
O time mineiro foi o primeiro colocado da Conferência Cadum, contabilizando sete vitórias e uma derrota. Em seguida, nas quartas-de-final, eliminou o Basket Osasco-SP, com dois resultados positivos e um negativo.
“A expectativa é muito boa, estamos felizes em termos nos classificado para essa etapa final e nos preparamos da melhor forma para tentar o título. Estamos ciente saque será muito difícil, as equipes são equilibradas, mas trabalhamos forte em busca deste objetivo. O jogo contra a Liga Sorocabana será dificílimo, uma vez que no turno foi equilibrado até o terceiro quarto e no último conseguimos abrir uma diferença. No returno, em Sorocaba, a partida foi decidida no minuto final. Eles abriram uma diferença e buscamos, mas no finalzinho conseguimos o resultado positivo. Esperamos um jogo muito duro, pois a equipe de Sorocaba defende muito forte, trabalha bem o ataque e tira o volume do adversário, além de movimentar bem a bola”, analisou o técnico Tiago Perez, do Cruzeiro Basquete.
A equipe sorocabana chega a esta disputa final depois de eliminar o Brsuque/Aradefe-SC no playoff – quartas-de-final, com duas vitórias e uma derrota. Na primeira fase, a Liga Sorocabana ficou no quarto lugar da Conferência Cadum, com três vitórias e cinco derrotas.
“O jogo é muito importante, pois sabemos a relevância de somar vitórias nesse formato de Final Four. Estamos preparados e bem treinados. Vamos firmes em busca do nosso objetivo, jogo a jogo”, completou o ala/pivô Leonardo “Lelê” Jacon.
Na primeira fase foram dois jogos entre estas equipes, com duas vitórias do representante mineiro: 59 a 41, no turno em Belo Horizonte (MG); e 76 a 74, em Sorocaba (SP), no returno.
Os jogos serão transmitidos ao vivo pelo Bandsports.
Tabela
08 de junho (quinta-feira): AZ Araraquara x Basquete Santos (Jogo 01 – 18h) e Cruzeiro Basquete x Liga Sorocabana de Basquete (jogo 02 – 20h)
09 de junho (sexta-feira): vencedor do Jogo 01 x perdedor do Jogo 02 (18h) e vencedor do Jogo 02 x perdedor do Jogo 01
10 de junho (sábado): confrontos dependem dos resultados, às 18h e 20h
(*) Todos no horário de Brasília (DF)
De acordo com o regulamento do Final Four, todas as equipes se enfrentam em turno único e o dono da melhor campanha ao fim das três rodadas garante o título Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2023. O campeão ganha o direito de disputar a próxima edição da Liga Sul-americana de Clubes.