Comandado por Kawhi Leonard, o Toronto Raptors sagrou-se campeão da NBA 2018-2019, mas a temporada de basquete ainda não acabou no Brasil. Neste sábado (15 de junho), meninos e meninas entram em quadra para as finais da jr. nba League 2019, a partir das 9h (horário de Brasília), com a disputa da decisão feminina entre Toronto Raptors (Albert Sabin) e Miami Heat (Recanto Verde Sol) e, na sequência, a final masculina colocando frente a frente San Antonio Spurs (Saint Paul’s School) e Detroit Pistons (Colégio Bandeirantes), na Graded School (avenida José Galante, 425 – Vila Andrade). Os campeões receberão anéis e troféu em cerimônia a ser realizada no domingo (16 de junho), em evento exclusivo na ‘NBA House 2019’, a partir das 11h.
Ao todo, 48 equipes de colégios particulares, escolas públicas e projetos sociais (30 masculinas e 18 femininas) iniciaram o campeonato, disputado no mesmo formato da temporada da NBA (fase regular, Playoffs e Finais) e contando com cerca de 700 jovens de 12 a 14 anos (não federados). A jr. nba League é uma plataforma de sucesso em mais de 20 países como Espanha, Sérvia, Rússia, Congo, Itália, Quênia, Turquia, Argentina, México e Inglaterra, entre outros. Todas as informações sobre a jr. nba League, tais como nomes dos atletas, informações das equipes, tabela de resultados e fotos para download em alta resolução, disponíveis no site www.jrnbaleague.com.br.
Ainda neste sábado, representantes das unidades NBA Basketball School de todo o país vão disputar o I Desafio do programa, que será realizado a partir das 19h (horário de Brasília), na ‘NBA House 2019’ (Av. Rebouças, 3.970 – Pinheiros / estacionamento do Shopping Eldorado). Ao todo, 25 atletas (vencedores das seletivas promovidas nos núcleos) e seus treinadores participarão da etapa final divididos entre ‘Time Everaldo’ (do narrador Everaldo Marques, da ESPN) e ‘Time Rômulo’ (do narrador Rômulo Mendonça, da ESPN) – este, representado por Eduardo Agra, comentarista dos canais ESPN, na ausência do narrador, que está nos Estados Unidos. Lançado em outubro do ano passado, o NBA Basketball teve início no país em fevereiro deste ano, após a capacitação dos instrutores, e já possui 32 unidades, em 23 cidades de 12 estados de quatro regiões do Brasil.