Competição feminina acontece no Chile, enquanto a masculina ocorre na Argentina
A FIBA Américas sorteou nesta terça-feira (11 de outubro), os grupos da fase inicial dos Campeonatos Sul-americanos Sub-15 Feminino e Masculino 2022. A disputa entre as mulheres acontece de 23 a 27 de novembro, em Santiago, no Chile, e dará três vagas para a FIBA AmeriCup U16 2023. Já a masculina ocorre em Buenos Aires, na Argentina, de 16 a 20 de novembro, distribuindo o mesmo número de vagas para a FIBA AmeriCup Women U16 2023.
Na fase inicial do Sul-americano Feminino, o Brasil está no Grupo B, ao lado de Colômbia, Equador e Uruguai. O Grupo A conta com Argentina, Bolívia, Paraguai e Chile.
Já no Sul-americano Masculino, o Brasil figura no Grupo A, ao lado do Chile, Paraguai e Colômbia. Os integrantes do Grupo B são Uruguai, Argentina, Bolívia e Equador.
Pela forma de disputa, tanto no feminino quanto no masculino, as nações foram divididas em dois grupos, jogando entre si, em turno único, ao longo da fase inicial. As duas melhores de cada chave avançam para a semifinal. O campeão, vice-campeão e terceiro colocado garantem vaga na FIBA AmeriCup 2023.
Campeonato Sul-americano Sub-15 Feminino: 23 a 25 de novembro (fase inicial), 26 de novembro (semifinal) e 27 de novembro (final)
Campeonato Sul-americano Sub-15 Masculino: 16 a 18 de novembro (fase inicial), 19 de novembro (semifinal) e 20 de novembro (final)