Decisão aconteceu no final de semana, durante a Assembleia Geral da FIBA Américas
O campeão do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2023 vai disputar a edição vindoura Liga Sul-americana de Clubes pelo segundo ano consecutivo. A confirmação da vaga aconteceu durante a Assembleia Geral da FIBA Américas, realizada no fim de semana, em Miami, nos Estados Unidos. No ano anterior, o São José Basketball, campeão, ficou com a vaga oferecida pela FIBA Américas à Confederação Brasileira de Basketball (CBB), mas abdicou da disputa, ficando a Liga Sorocabana de Basquete, vice-campeã, com o direito de jogar o torneio.
Em 2023, o Campeonato Brasileiro avança à série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final nesta semana, com esses confrontos: Cruzeiro Basquete x Basket Osasco, Praia Clube/Gabarito x AZ Araraquara, Brusque/Aradefe x Liga Sorocabana de Basquete e Blumenau Basquete x Basquete Santos. Os quatro vencedores, ou seja, aqueles que primeiro atingirem duas vitórias, avançam ao Final Four e brigam, além do título Brasileiro, pela vaga na Liga Sul-americana.
A oferta de uma vaga para a Liga Sul-americana por parte da FIBA Américas à CBB, é mais uma amostra da retomada da confiança na instituição e na governança recuperada dentro do basquete brasileiro, após anos de gestão transparente e com resultados dentro e fora de quadra, com títulos na base, classificação para torneios internacionais, participação em todos os torneios FIBA e também a volta da FIBA AmeriCup ao país após 38 anos, sem falar na assinatura do contrato de patrocínio máster com o galera.bet.