O torneio adiado seria jogado em formato de hexagonal
A FIBA Américas anunciou o adiamento da Copa América Sub-18 Feminina, marcada para acontecer entre os dias 03 e 07 de fevereiro, em Cáli, na Colômbia. A medida foi tomada por conta da pandemia da COVID-19 no continente americano. Em comunicado, a Federação Internacional de Basketball (FIBA) acrescentou que espera realizar o torneio em março, no mesmo local. A competição dá duas vagas no Campeonato Mundial Sub-19, ainda com local e data a confirmar.
O adiamento impacta o planejamento da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). A equipe feminina treina desde o dia 18 de janeiro, em Araraquara (SP), visando o torneio. Apesar da mudança, a comissão técnica manteve a programação, e as meninas do Brasil seguem treinando até a sexta-feira (29 de janeiro), quando serão liberadas para retornarem para suas cidades e clubes.
“Entendemos o que aconteceu. E decidimos manter o nosso planejamento. Seguir cuidando das meninas e aproveitando esses dias para realizar nosso planejamento de trabalho com a Seleção feminina”, explica a gerente de Seleções, Adriana Santos.
O torneio adiado seria jogado em formato de hexagonal, com todos se enfrentando. Competem: Brasil, Argentina, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e Porto Rico. A Copa América distribui duas vagas para o Mundial sub-19. A preparação a Seleção feminina conta com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil.
Fonte: CBB