Uma grande festa, promovida no domingo (1º de dezembro), em Bauru (SP), marcou a comemoração principal do aniversário de 20 anos da LBC. A ideia foi remeter a fundação da Liga Regional de Basquete Centro Oeste Paulista (LBC), ocorrida, justamente, em um festival de abertura na antiga Associação Luso Brasileira, após a formação de 30 oficiais de quadra e mesa.
O Festival, que foi realizado em parceria com a Associação Luso Brasileira de Bauru e Associação Bauru Basket, contou com a participação de 22 equipes, representando estas cidades: Bauru, Reginópolis, Avanhandava, Penápolis, Promissão, Bernardino de Campos, Iacanga e Marília. Todos os atletas participantes são iniciantes e nunca haviam participado de uma competição.
“Foi um dia de muita festa e interação para as crianças, que puderam vivenciar o ambiente saudável esportivo e de competitividade, de uma maneira lúdica e descontraída. Os jogos não tiveram placar e foram feitos de maneira educativa. A participação dos pais foi de suma importância, pois estiveram o dia todo acompanhando as atividades”, relatou Priscila Dorigo, presidente da Liga Regional de Basquete Centro Oeste Paulista.
“O objetivo da LBC é manter esses festivais anualmente, por isso, está buscando empresas amigas e parceiras para essa fomentar programação. A ideia dos festivais é proporcionar um momento de interação, dando oportunidade para as crianças saírem dos seus ambientes comuns, conhecer novas crianças e cultivar novas amizades dentro das quadras. Neste ambiente de brincadeira e do basquete não há espaços para diferenças sociais, lá as crianças são todas iguais, o que atinge o nosso objetivo de interatividade entre todos”, acrescentou Dorigo.
“Proporcionar campeonatos altamente competitivos e também tonar o ambiente do basquete atrativo para as crianças é a nossa meta, pois assim, conseguimos ajudar os técnicos a darem um sentido para que as crianças continuem seus treinamentos e sigam dentro dos projetos. Formar pessoas de bem, dando cidadania e proporcionando o crescimento de grandes cidadãos, esse é nosso principal objetivo”, complementou Priscila.
O dia festivo contou também com apresentação de dança, com as crianças do projeto Social Wise Way, e apresentação do Hino Nacional, com o projeto da UNIMED. Foram 33 jogos durante todo o dia, além da interação com os atletas do Bauru Basket, que deram à oportunidade de as crianças conhecerem os jogadores e tirarem fotos com seus ídolos.
Dentro do Festival, a Liga Regional de Basquete Centro Oeste Paulista (LBC) lançou o Projeto Mini Árbitros. O objetivo foi colocar atletas das categorias de base em contato com a arbitragem, ensinando o ofício aos futuros árbitros, criando o interesse desses atletas em uma nova área dentro do basquete.
“Neste evento contamos com os monitores da LBC (oficiais atuantes), que instruíram os minis árbitros durante os jogos. Foram, ao todo, nove atletas no projeto mini árbitros, marcando o início deste projeto”, finalizou Priscila Dorigo.