A Seleção Brasileira Sub-16 Masculina completou a primeira semana de treinamentos preparatórios para a Copa América da categoria, em Belém (PA), com êxito total. De acordo com o técnico Felipe Santana, o grupo tem assimilado bem o conteúdo passado ao longo dos trabalhos, além de estar bastante focado nos objetivos a serem alcançados.
“A primeira semana foi muito positiva, são jogadores de qualidade, que jogam em grandes equipes, dentro e fora do Brasil, e nosso desafio é fazer com que esses atletas, que são protagonistas em seus clubes, consigam atuar juntos, sob o mesmo modelo jogo, proposto pela comissão técnica. E os garotos estão correspondendo muito bem até momento, não só nos aspectos táticos e técnicos, como na vontade de fazer o melhor possível, de continuar aprendendo e evoluindo”, comentou Santana.
“É o que esperamos na segunda semana de treinamentos, agora com mais conteúdo e detalhamento, refinando ainda mais os padrões coletivos, ofensivo e defensivo, para fazer a qualidade do trabalho ir cada vez mais longe, contando sempre com a motivação e empenho dos jogadores”, complementou o treinador brasileiro.
Já Marcus Vinicius Costa de Lima, gostou do empenho dos atletas. “Todos os jogadores vieram com a rotina de um treino por dia em seus clubes e ao longo da primeira semana de treinamentos, fizemos com que eles entrassem no ritmo e se acostumassem com dois trabalhos diários. Para a sequência dos treinos, com os atletas mais acostumados, vamos trabalhar com intensidade maior, pois o estilo de jogo que o técnico Felipe Santana está implantando exige um condicionamento físico extremamente apurado e o trabalho está sendo conduzido nesse sentido”, analisou o preparador físico do selecionado nacional.
Para o ala/armador Vinicius Biagioni Vicenti, esse início de preparação está sendo extremamente importante para o fortalecimento do grupo. “Foi uma semana muito intensa, com muito conceito de jogo, que vários jogadores ainda não haviam trabalhado antes. Deu para absorver bastante coisa, uma vez que a comissão técnica demonstra com facilidade e clareza as situações de jogo, em quadra ou nos vídeos que temos acompanhado”, relatou.
Os treinamentos preparatórios acontecem até 02 de junho (domingo). A estreia brasileira na Copa América Sub-16 Masculina acontece no dia 03 de junho (segunda-feira), às 20h30 (de Brasília), contra Porto Rico, na Arena Guilherme Paraense, em Belém (PA). Os demais confrontos do selecionado nacional na primeira fase são estes:
– 04 de junho (terça-feira), às 20h30 (de Brasília): Brasil x Canadá
– 05 de junho (quarta-feira), às 20h30 (de Brasília): Brasil x Uruguai
De acordo com o regulamento, na fase inicial as equipes jogam entre si, dentro de seus respectivos grupos, em turno único, apurando as colocações do primeiro ao quarto lugares. Nas quartas de final, ocorre o cruzamento dos grupos: 1º colocado do Grupo A x 4º colocado do Grupo B, 2º colocado do Grupo A x 3º colocado do Grupo B, 3º colocado do Grupo A x 2º colocado do Grupo B e 4º colocado do Grupo A x 1º colocado do Grupo B. Os vencedores avançam à semifinal. Posteriormente, os ganhadores dos jogos semifinais decidem o título. As quatro melhores seleções garantem vaga na Copa do Mundo Sub-17 Masculina 2020.
Nesta primeira fase, o Grupo A é formado por Estados Unidos, México, Argentina e República Dominicana. Já o Grupo B tem estas nações: Brasil, Canadá, Uruguai e Porto Rico.
Convocados
Daniel Duque Santos Frederico (ala/pivô) – 15 anos – 1m98 – Minas Tênis Clube
Eduardo Barbosa Sanchez (ala/pivô) – 15 anos – 1m96 – Basquete Rio Claro
Emanuel Fernandes de Lima (ala/pivô) – 15 anos – 1m97 – EC Pinheiros
Felipe Faustino Nascimento (lateral) – 16 anos – 1m97 – Sesi/Franca Basquete
Felipe Motta (ala/armador) – 16 anos – 1m97 – Stella Azzurra Roma (Itália)
Guilherme Totaro Tesch (lateral) – 14 anos – 1m95 – Wasatch Acacemy (Estados Unidos)
João Victor Capela dos Santos (armador) – 15 anos – 1m85 – SE Palmeiras
João Victor Scopel de Oliveira (lateral) – 15 anos – 1m93 – SE Palmeiras
Kalell Fernando da Silva Borrasque (ala/armador) – 15 anos – 1m87 – Sesi Franca Basquete
Matheus Felipe de Moura Honorato (ala/pivô) – 16 anos – 1m93 – Minas Tênis Clube
Matheus Leoni Brito de Oliveira (ala/armador) – 16 anos – 1m84 – SE Palmeiras
Pedro Henrique Rufino Coelho (ala/pivô) – 15 anos – 2m01 – NBA Academy Latin America (México)
Rodolfo Rufino Bolis (lateral) – 15 anos – 1m98 – NBA Academy Latin America (México)
Tiago Alcântara Abbade Aguiar Faria (armador) – 16 anos – 1m76 – EC Pinheiros
Victor Santiago Gaede (armador) – 15 anos – 1m92 – Minas Tênis Clube
Vinicius Biagioni Vicenti (ala/armador) – 16 anos – 1m87 – Clube Campineiro de Regatas e Natação/Akdmia
Vitor Cauã Cerqueira Justiniano de Carvalho (pivô) – 14 anos – 2m00 – EC Ginástico
Vitor Rocha Ibiapina (lateral) – 16 anos – 1m97 – Minas Tênis Clube
Média de idade: 15,2 anos
Média de altura: 1m92
Comissão Técnica
Gerente Técnico: Renato Lamas Pinto
Técnico: Felipe Luiz Santana
Assistente-Técnico: Bruno Costa Savignani
Assistente-Técnico: Jhonatan Vinicius Cintra dos Santos
Preparador Físico: Marcus Vinicius Costa de Lima
Médico: Vitor Moreira Camilo da Silva
Fisioterapeuta: Rafael Francis Plein