Foram anunciadas cinco categorias nas competições de clubes e três nas de seleções
Os representantes das Federações Catarinense (FCB), Gaúcha (FGB) e Paranaense (FPRB) definiram o calendário e lançaram o logotipo oficial dos Campeonatos Sul-Brasileiros 2023, em reunião na última semana, em Santa Cruz do Sul (RS), durante a passagem da Seleção Brasileira pela cidade. Foram anunciadas cinco categorias nas competições de clubes e mais três nas de seleções, todas nos naipes feminino e no masculino. Estiveram presentes os presidentes Fábio Deschamps (FCB) – junto do secretário-geral Oscar Archer e o diretor técnico Luiz Gastão Dubois –, Rogério Caberlon (FGB) e Marival Júnior (FPRB).
Na ocasião, foram pré-definidos os estados sede das competições de clubes: Santa Catarina sedia as categorias sub-13 e sub-15, Paraná fica com os sub-19 e Rio Grande do Sul com os sub-17 e adultos. A primeira das competições está prevista para o fim de abril, e seguem entre julho, agosto e, principalmente, setembro, com seis competições previstas. Já os Sul-Brasileiros de seleções voltam a ser realizados em três categorias: sub-15, sub-17 e o retorno do Sub-13. Datas e locais ainda serão definidos pelas federações.
Realizadas desde 2010, as competições deste ano irão variar entre formatos com quatro e seis equipes, dando oportunidade para mais atletas terem a experiência de viver este momento de intercâmbio. Há também a possibilidade de convidar seleções de outros estados e times de outros países, como já ocorreu em anos anteriores com Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, equipes paraguaias e argentinas.
“Os Sul-Brasileiros são sempre momentos de troca importantes, em que a gente possibilita novas vivências pros atletas e contato com novos métodos aos treinadores. Há mais de uma década já fazemos essas competições e, agora que o calendário nacional está sendo retomado, aumenta a importância dos Sul-Brasileiros de aperfeiçoar a formação dos nossos atletas e fortalecer o basquete local e, consequentemente, nacional”, falou Fábio Deschamps.
Após os anos de pandemia, em 2022 os Sul-Brasileiros também retornaram ao calendário com 14 competições e, destas, Santa Catarina conquistou 8 títulos, 4 medalhas de prata e 5 de bronze. A participação de times e seleções catarinenses tiveram apoio da FCB em parceria com a Trimania Grande Florianópolis, Sul e Serra Catarinense.