A Federação Pernambucana de Basketball (FPB) promoveu, nos dias 29, 30 e 31 de março, no RD Sports, em Recife (PE), a Clínica de Atualização de Arbitragem – 2019. Os instrutores foram Vander Lobosco Jr (CBB), Christiane Mourão e Bruno Gonzaga (FPB-PE), Widelene Cardoso e João Junior (FPB-PB) e Adine Botelho (FBB).
“Foi extremamente satisfatório ver a quantidade de oficiais jovens abaixo de 25 anos com grande potencial de reforçar o quadro de árbitros da CBB. O investimento dos oficiais da FPB-PE e demais federações que participaram foi muito importante tendo em vista que além da atualização pudemos desenvolver. Foram realizados testes físicos, teóricos e práticas de mecânica de Arbitragem onde cada oficial recebeu feedback de onde melhorar. Vejo em um futuro breve esses oficiais atuando em competições de grande porte, caso continuem se aprimorando”, comentou Lobosco Jr.
“O Camp foi um meio de transformação entre a arbitragem informal para uma arbitragem profissional, que dá credibilidade a uma entidade como a Federação e a Confederação. Tivemos um treinamento em nível internacional, desde atividade de mecânica até o bip teste, como também as últimas atualizações de regra. É importante enaltecer a simplicidade como foi dirigida a Clínica, a didática como foram colocadas as atividades e o opinião recebida pelos alunos. Foi um ganho importante para a região, pois foi uma integração entre: PB, RN, AL e BA, incluindo as regiões do interior do nosso estado, como Petrolina, Carpina, Caruaru e Limoeiro. É importante também ressaltar a centralização do evento em um só lugar, como foi na RD Sports”, acrescentou Christiane Mourão (Aleck), diretora de Oficiais da entidade pernambucana.
O presidente Dirceu Manguinho, da Federação Pernambucana, se mostrou satisfeito com o andamento da Clínica, que foi realizada pelo segundo ano consecutivo. “Estou muito feliz com o curso que fizemos aqui em Recife, capitaneando por Vander Lobosco Jr, que contou com oito instrutores, sendo cinco de Pernambuco, dois da Paraíba e um da Bahia, mais 12 árbitros de outros estados e 40 oficiais pernambucanos. Foi um Camp extraordinário, uma vez que tivemos a oportunidade de fazer a atualização, que foi fantástica e todos os participantes saíram amplamente satisfeitos; pretendemos ainda este ano fazer um grande Acampamento, no final do segundo semestre, aberto para representantes de toda a região Nordeste”, comentou.
“Tenho que agradecer a Confederação Brasileira, em especial ao presidente Guy Peixoto Jr, pela disponibilidade do Vander Lobosco Jr, e também as federações que estiveram conosco. O objetivo é fazer o basquete cada vez mais forte e precisamos que o tripé formado pelos atletas, técnicos e árbitros seja fortalecido; e, neste final de semana, trabalhamos intensamente no tocante a arbitragem”, complementou Manguinho.
De acordo com a Federação Pernambucana, 56 oficiais participaram da Clínica de Atualização de Arbitragem – 2019.
Rio Grande do Sul
Já a Federação Gaúcha de Basketball (FGB) realizou em 17 de março (domingo), no ginásio CEI, em Campo Bom (RS), a sua Clínica de Atualização de Arbitragem – 2019. Os ministrantes foram: Fernando Serpa, José Barbosa, Daniela da Costa, Eloisa de Mello, Marco Serqueira, Gabriela Colombo, Ramiro Inchauspe e Sandro Bengoechea.
Para Vander Lobosco Jr, esses cursos são extremamente benéficos. “É muito importante que as federações façam as suas atualizações de início de temporada, desta maneira, além de seguir o regimento interno do Departamento de Arbitragem da Confederação Brasileira, as entidades estaduais mantem seu quadro de oficiais atualizado”, comentou.
“A atualização foi muito proveitosa. As mudanças das regras tiveram ênfase neste trabalho. Realizamos prática de mecânica de arbitragem, teste físico da FIBA e também teórica. Em julho, estamos programando com o departamento de arbitragem da CBB, através de seu coordenador Vander Lobosco Jr, um acampamento para aprimoramento de nossos oficiais”, acrescentou Fernando Serpa, diretor de arbitragem da FGB/AGOB.
Para Rogério Caberlon, a Clínica é um momento de aprendizado e de troca de experiências entre o corpo docente e os participantes. “Além disso, a Clínica é um momento de muito estudo para iniciar bem o Campeonato Estadual. Como tiveram algumas alterações nas regras, é muito importante que todos os Oficiais estejam aptos e capacitados para atuar em quadra”, complementou o presidente da Federação Gaúcha.
De acordo com a Federação Gaúcha de Basketball (FGB) 35 oficiais participaram da Clínica.