A previsão é de que 196 oficiais estejam disponíveis para a temporada
Palestras, preparação, orientações, testes físicos e teóricos. Essas são algumas das atividades que integram o primeiro evento oficial da Federação Catarinense de Basketball (FCB) da temporada: a Clínica Santa Catarina de Padronização de Arbitragem 2024. Cerca de 180 oficiais de arbitragem (árbitros, oficiais de mesa e representantes) das sete ligas regionais do estado estarão reunidos nos dias 23 e 24 de fevereiro (sexta-feira e sábado), no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis (SC), para as atividades. No total, a previsão é de que 196 oficiais estejam disponíveis para a temporada.
Tradicionalmente, este é o primeiro evento esportivo da FCB na temporada e o ponto de partida. Na Clínica, é apresentado todo o balanço do ano anterior e o planejamento do que está por vir. Mudanças e orientações de regras, Basquete 3×3, palestras de carreira, testes físicos e teóricos.
Este também é um momento de integração e troca entre a arbitragem de todo o estado e das várias gerações. Cerca de 63 novos oficiais entram para o quadro estadual, vindos dos cursos de formação realizados ao longo de 2023. Por outro lado, alguns oficiais possuem mais de 50 anos de carreira.
Pela FCB estarão presentes o presidente Fábio Deschamps; o vice-presidente, Serjão Carneiro; o coordenador de Arbitragem da FCB, Maurício Camaroto; o coordenador de Arbitragem da CBB e supervisor da FCB, Enaldo de Souza; e o supervisor da FCB, José Carlos Conte.
A arbitragem catarinense é reconhecida no mundo e possui representantes nos principais torneios da FIBA desde o início dos anos 2010. De 2012 para cá, todos os Mundiais masculinos e Olimpíadas tiveram, pelo menos, um oficial catarinense. Além disso, oficiais catarinenses atuam em mundiais de base, Pré-olímpicos, eliminatórias de Mundiais, Copa América e até Eurocopa.
E não é coincidência que todo este trabalho seja resultado dos investimentos possíveis a partir de 2009, ano de início da parceria da FCB com a Trimania Grande Florianópolis, Serrana e Sul, apoiadora oficial do basquete catarinense e da FCB Social.