Dirigentes das sete Ligas Regionais estiveram presentes na reunião
A presidência da Federação Catarinense de Basketball (FCB) se reuniu, na tarde desta sexta-feira (10 de março), com dirigentes das sete ligas regionais para planejar a temporada de 2023. Em pauta, estiveram as competições regionais e as funções da liga como arbitragem, propostas para promover o basquete regional e alcançar cada vez mais lugares do estado, onde o basquete federado não chega.
Na arbitragem, ficou definido que a FCB irá promover cursos em todas as Ligas para poder lançar novos oficiais, tanto aos oficiais de quadra quanto aos oficiais de mesa. O papel da Liga será de alocar os novos profissionais e iniciar os árbitros na função prática para renovar cada vez mais a renomada arbitragem catarinense.
Os dirigentes também debateram sobre a promoção de competições de base e a busca por desenvolver cada vez mais o basquete Regional. A ideia é buscar cada vez mais
adeptos para o basquete, especialmente em praças que ainda não há clubes filiados.
“Nós temos que desenvolver o basquete local, usar a criatividade: fazer olimpíadas escolares, fazer festivais municipais e regionais, ir de cidade em cidade. Temos que aproveitar a visibilidade que o basquete tem com a criançada e colocar meninos e meninas para jogarem. Temos que buscar cada vez mais alternativas para colocar em prática e fazer essas crianças jogarem. Entrar em contato com os professores, aproveitar as estruturas e melhorar o que já temos de trunfo em Santa Catarina”, falou o presidente da FCB, Fábio Deschamps.
O Basquete 3×3 e as categorias de base promovidas em fase regional também foram debatidas. O formato destas competições será definido num segundo momento, após conversa com os clubes.