A preparação feminina será em Brusque (SC), enquanto a masculina ocorrerá Jaraguá do Sul (SC)
A partir do dia 31 de maio, Santa Catarina recebe as etapas Sul-Sudeste do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais Sub-18. A feminina será em Brusque (SC) e a masculina em Jaraguá do Sul (SC). Visando à competição, nesta quarta-feira (18 de maio), a Federação Catarinense de Basketball (FCB) divulgou a lista dos atletas convocados para o período de treinamentos a partir do dia 24 de maio (terça-feira), nos dois municípios.
Na Seleção Catarinense feminina, 19 atletas de cinco times catarinenses e dois paulistas foram convocadas para o período de treinamentos em Brusque. Destas, 12 formarão o elenco que disputa a competição. Quatro das convocadas estarão com a Seleção Brasileira que treina para a FIBA AmeriCup da categoria, podendo se apresentar à seleção estadual em caso de corte da nacional. A comissão técnica é formada pela técnica Luana Minotto (Mampituba), as assistentes Greice Cipriani (PEB Rio do Sul) e Cintia Sacomori (ACOB), o chefe de delegação é Oswaldo Moreira Da Silva.
Já na Seleção Masculina, 16 atletas de oito equipes catarinenses e duas paulistas e uma carioca foram convocados para os treinamentos em Jaraguá do Sul. Destes, 12 formam o elenco que disputa a competição. Um dos convocados estará com a Seleção Brasileira que treina para a Copa América da categoria, podendo se apresentar à seleção estadual para em caso de corte da nacional. A comissão técnica é formada pelo técnico André Soares (APAB Blumenau), os assistentes Álvaro Sant’anna dos Santos (ACOB), Rafael Mueller (AJAB) e coordenação de George Salles (Basquete Joinville). O chefe de delegação é Luiz Ernani Buerger.
Seleção permanente
Ao longo do mês de maio, a Federação Catarinense de Basketball (FCB) promoveu dois acampamentos somando mais de 60 atletas convocados, sendo 30 de cada naipe. Divididos em dois grupos, os encontros iniciaram o projeto das seleções estaduais permanentes, que visam desenvolver atletas de alto rendimento e possibilitar uma transição para a categoria adulto, com apoio de bolsas de estudo.
“A ideia é fazer um modelo diferente de convocação, com 30 atletas de cada faixa etária para ter um acompanhamento da carreira, mesmo os que já não atuam mais em Santa Catarina. Também vamos fazer acompanhamentos de fisioterapia, psicológico, físico. É uma série de novidades para que, a médio e longo prazo, a gente consiga colher resultados com as seleções, mas, principalmente, cuidar da carreira desses atletas, que tenham a possibilidade de seguir por mais tempo atuando e tenham opções quando decidirem parar”, falou o vice-presidente da FCB e responsável pelo projeto, Sérgio Carneiro, o Serjão.
As bolsas são uma parceria da FCB com a Unicesumar, que visam conceder algumas bolsas de estudo a alguns atletas que se destacarem. Além disso, todo o suporte oferecido pela FCB nos treinos e nas seleções tem o apoio da Trimania, parceira do basquete catarinense há 13 anos.