Fábio Deschamps e Sérgio Carneiro iniciam o segundo mandato
A Federação Catarinense de Basketball (FCB) completou, na sexta-feira (31 de março), 28 anos de idade e em grande estilo. A celebração foi em dose dupla e marcou também a cerimônia de posse do presidente Fábio Deschamps e do vice Sérgio Carneiro para seu segundo mandato. O evento para dirigentes de clubes e ligas filiadas, autoridades e funcionários foi na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, coroando o resultado da eleição no último dia 02.
“Estamos felizes com a confiança depositada, mas sabemos que a responsabilidade é grande e temos muitos projetos pela frente. Alguns deles já caminhando e vamos trabalhar, pois o basquete não vai parar e o nosso social virá cada vez melhor. Serão quatro anos de muita dedicação e trabalho” , falou o presidente Fábio Deschamps.
Ao longo do seu discurso, Deschamps anunciou também novidades nas quadras e na gestão. Em quadra, o projeto de Mini-Basquete será implementado de forma massiva em todo o estado a partir de maio, voltado para crianças antes dos 10 anos.
Já na parte de gestão, a parceria com a Unicesumar, formalizada recentemente, vai proporcionar bolsas de estudos para atletas nos quatro cantos do estado, unindo a FCB ainda mais na área social, agora pela educação. Além disso, a FCB agora é integrante do LIDE-SC, com as maiores empresas do estado, colocando o esporte em posição de destaque.
Depois da realização da Clínica de Padronização de Arbitragem, a temporada 2023 já tem data para começar: dia 14 de abril. Até o momento, um total de 89 equipes estão inscritas nos Campeonatos Estaduais nas categorias Sub-15, Sub-17, Sub-19 e Sub-22. O Campeonato Catarinense 3×3 também foi anunciado voltando ao formato de quatro etapas regionalizadas.
No próximo mês também será realizado mais um Edital FCB/Trimania de apoio a entidades de assistência social, que já atendeu 195 projetos até o momento.
Referência nacional de basquete e gestão
Ao longo da primeira gestão, a FCB estreitou ainda mais seus laços com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e contribuiu para o crescimento da modalidade no país. Uma demonstração disso foi a partida entre Brasil e México, em agosto de 2022, pelas eliminatórias da Copa do Mundo, em Jaraguá do Sul (SC).
Toda essa trajetória vem junto de grandes projetos e expectativas, como falou o vice-presidente Sérgio Carneiro. “O primeiro mandato foi de muito trabalho, sempre transformando vidas, sendo referência nacional no basquete, 3×3, arbitragem. Estreitando laços com a CBB, formando agora com o Instituto Basquete Brasil novos profissionais, então é um grande trabalho, uma grande honra, uma grande responsabilidade e vamos para mais quatro anos”.
No evento desta sexta-feira, a CBB foi representada pelo Diretor Técnico de Seleções Masculinas, Diego Jeleilate, que falou sobre a contribuição catarinense para o crescimento do basquete com o Instituto Basquete Brasil (IBB), e o trabalho fora das quadras. “Não poupo elogios e falo com tranquilidade que é a Federação mais organizada do basquete nacional, com uma visão de gestão mais atual e profissional possível, que faz do estado essa potência dentro do cenário brasileiro”, falou Jeleilate.
Um 1º mandato de desafios atípicos
Eleitos pela primeira vez em 2019, logo no primeiro ano, a dupla consolidou o trabalho do antecessor Oscar Archer (atual secretário-geral) no basquete e gerenciou o início da FCB Social (criada seis meses antes), incluindo a criação do Centro FCB de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. No ano seguinte, a gestão passou pela pandemia e todos os desafios impostos, dando suporte a filiados e continuando o trabalho da FCB Social. Em 2021, a retomada do basquete foi feita de forma segura e com a novidade do 3×3, sendo a primeira federação do país com um departamento próprio da modalidade.
Em 2022, o retorno completo do basquete, com mais de 1,4 mil jogos, e diversas novidades. Os Núcleos Sociais FCB/Trimania voltaram com mais de 500 crianças em diversas cidades do estado, as seleções catarinenses Sub-18 conquistaram prata e bronze no retorno do Brasileiro. A FCB foi protagonista na implementação do Instituto Basquete Brasil (IBB) junto com a CBB e, dessa parceria, resultou o maior jogo da história de Santa Catarina: a partida entre Brasil e México, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de Basquete, em agosto.
A realização das atividades da Federação Catarinense de Basketball, tanto no basquete quanto no social, tem parceria com a Trimania Grande Florianópolis, Sul e Serra Catarinense.