Serão 22 jogos no primeiro fim de semana
O basquete catarinense está de volta. Nesta sexta-feira (16 de abril), a bola sobe para as primeiras competições do calendário 2023 da Federação Catarinense de Basketball (FCB) com o início oficial de oito competições: o Campeonato Catarinense das categorias Sub-22, Sub-19, Sub-17 e Sub-15 masculino e feminino. Neste primeiro fim de semana, são 22 duas partidas em 11 ginásios diferentes.
Em 2022 foram mais de 1,4 mil partidas em aproximadamente 40 competições realizadas, nesta que foi a primeira temporada completa pós -pandemia. Para 2023, a ideia é aperfeiçoar o que foi feito para driblar os desafios enfrentados anteriormente.
“Dentro do planejamento e montagem do calendário para 2023, utilizamos como base o de 2022 respeitando as competições programadas pela CBB e Fesporte. Procuramos distribuir bem os Estaduais durante o ano e deixamos em aberto as outras idades para que sejam realizadas pelas Ligas Regionais. Será um ano com muitos jogos e competições para que possamos desenvolver cada vez mais atletas, técnicos, dirigentes, árbitros e, acima de tudo, o basquete catarinense”, relatou Luiz Gastão Neves Dubois, do departamento técnico da entidade.
Ainda no basquete de base, serão jogadas as categorias Sub-12 e Sub-13, já em processo de organização. Mais perto do segundo semestre será a vez dos adultos com a Taça FCB, Copa Santa Catarina e, claro, o Campeonato Catarinense, principal competição de basquete do estado.
Também acontecem os Campeonatos Sul-Brasileiros de clubes e Seleções, feitos em parceria com as federações do Rio Grande do Sul e do Paraná, e já anunciados. O Campeonato Catarinense de Basquete 3×3 também já foi lançado com as datas de cada uma das quatro etapas regionais e da Estadual.
Diversos fatores positivos fazem com que o desafio de organizar o calendário seja ainda maior do que antes. O crescimento do 3×3, o retorno do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais pela CBB e a inserção de times catarinenses nos CBCs são alguns pontos a serem levado em consideração na organização dos departamentos técnicos e de arbitragem da FCB.
“Realmente o ano de 2022 foi extremamente movimentado. Enxugamos algumas Copas e Taças, pois avaliamos que algumas equipes já estavam no seu limite em relação a viagens e jogos, e, a princípio, realizaremos somente na categoria adulto como ocorria anteriormente. Nosso maior desafio é cumprir exatamente o que foi planejado e programado para que não ocorra atropelo no segundo semestre”, completou Dubois.
Mudanças à parte, a Federação Catarinense está pronta para mais uma temporada. E todo esse trabalho envolvendo mais de 37 clubes, 7 ligas regionais, 150 oficiais de arbitragem e 3 mil atletas só é possível graças ao apoio da Trimania Grande Florianópolis, Serrana e Sul Catarinense.