Evento apresentou atividades no formato Draft Combine, além de jogos e clínicas de capacitação para os professores
Dois dias de experiências e muito basquete. Assim foi o fim de semana no Ginásio Tancredão durante o jr. nba Day, evento promovido pela NBA em Vitória (ES) que reuniu cerca de 500 jovens da rede pública de ensino e do Instituto Anderson Varejão (IAV) em programações que combinaram treinamentos, dinâmicas e interação entre meninos, meninas e professores da plataforma jr. nba. Com as presenças de Guilherme Giovannoni (ex-atleta da Seleção Brasileira com participações olímpicas em Londres-2012 e Rio-2016) e Helen Luz (campeã mundial e medalhista de bronze em Sydney-2000 pela Seleção Brasileira), ex-atletas da Seleção Brasileira, além do espanhol Octavio Lafiaccola, coordenador técnico da rede NBA Basketball School, o jr. nba Day foi a oportunidade de combinar habilidades e mostrar a paixão pela bola laranja.
“Esse foi o primeiro evento presencial jr. nba Day e todos estávamos ansiosos por esse momento. Foi uma excelente oportunidade de troca de experiências. Foi bom ver a paixão dessa garotada pelo basquete, ver a alegria deles em estarem participando, se divertindo, aprendendo com os professores, com Guilherme, Helen, aproveitando cada segundo”, afirmou Daniel Soares, Diretor de Operações de Basquete da NBA no Brasil.
“Importante porque você traz um pouco do sonho para a realidade. No meu tempo, era difícil ter esse contato com os meus ídolos, com uma escola de basquete como é a NBA, a melhor do mundo. Um evento como esse, com certeza, é um estímulo a mais, o sonho não fica tão distante”, frisou Helen.
“Quando a gente vem para um evento como esse, não são só os jovens que estão aprendendo, mas nós também, porque é uma geração nova, histórias diferentes, interações diferentes, e isso é muito valioso. Nosso objetivo aqui é que eles saiam ainda mais apaixonados por basquete”, afirmou Giovannoni.
Durante o fim de semana, meninos e meninas se divertiram no Draft Combine*, sendo avaliados em estações de altura, envergadura, alcance vertical, velocidade, agilidade e arremessos, sempre acompanhados dos professores. O ‘Dunk Lab’, equipe de enterradas, levantou a garotada com apresentações nos dois dias e os técnicos e instrutores também tiveram a oportunidade de complementar sua capacitação nas clínicas comandadas por Lafiaccola.
Além disso, a Fan Zone também foi bastante concorrida, com opções de entretenimento nas áreas interativas, espaços para fotos, estações de NBA2K e distribuição de muitos brindes. Ao final de cada dia, jovens e técnicos participaram de jogos festivos (All-Star jr. nba Day).
Esta foi a primeira edição do jr. nba Day, mas a segunda visita da NBA em quadras capixabas: em 2014, o NBA3X invadiu o Shopping Moxuara. O Espírito Santo revelou dois atletas para a NBA: Anderson Varejão e Didi Louzada.
* testes pré-Draft em que são avaliados habilidades e fundamentos dos prospectos nos EUA