Experiência inesquecível para fechar um ano também inesquecível. Cerca de 100 meninos e meninas do ‘M4nas Escolas’, projeto sócio-esportivo idealizado por Marcelinho Machado, tiveram uma programação diferente na última quinta-feira, dia 12. No encerramento do primeiro ano da iniciativa, o grupo visitou o Parque Olímpico e participou de atividades, além de jogos, na Arena Carioca 3, um dos equipamentos que abrigou competições oficiais nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016. Uma experiência rica em conteúdo e história, que vai render ainda muitas histórias…
“Aqui estiveram alguns dos maiores nomes do esporte mundial. É um privilégio estar aqui hoje com vocês, fico muito feliz em ver que fechamos esse primeiro ano de maneira tão positiva, com tantos resultados importantes dentro e, principalmente, fora de quadra. Tenho muito orgulho de vocês e de tudo que temos feito juntos, nós, equipe com professores e escolas, e vocês, alunos e seus responsáveis”, falou Marcelinho ao grupo na chegada ao parque.
“Que essa visita seja inspiradora para vocês – completou Patrícia Amorim, subsecretaria do Legado Olímpico, na recepção aos alunos. – A casa é de vocês. Voltem quando quiserem”.
E, em 2019, não foram apenas aulas de basquete. Dentro da metodologia desenvolvida para o projeto, as atividades e vivências dos alunos vão além das quatro linhas, com acompanhamento psicopedagógico, passeios e atividades diversas. Ao longo do ano, os jovens e as crianças passaram por avaliações (nutricional, saúde bucal, etc) puderam ter experiências como assistir a um jogo oficial de basquete (Flamengo x Botafogo), visitar museus e exposições, participar de oficinas e festivais entre núcleos. Mas, o mais importante, foi o resultado disso tudo.
“Tivemos uma avaliação muito positiva de todos sobre essa primeira temporada. Não só da equipe do M4 mas, principalmente, das escolas, dos responsáveis e dos próprios alunos. Autoestima, disciplina, concentração, comportamento, saúde… Todos esses pontos tiveram índices de melhora expressivos. E são pontos que mostram o quanto o esporte é uma ferramenta complementar à educação e formação do caráter. Quero agradecer a todos os envolvidos, aos parceiros do projeto, estou muito feliz com 2019 e já animado com o que vem por aí em 2020. Estamos realizando sonhos desses meninos e meninas. E o meu também”, disse Marcelinho.
O ‘M4 Nas Escolas’ promove aulas regulares quatro vezes por semana (de 2ª a 5ª) no contraturno escolar e conta com uma equipe de professores, coordenadores e de acompanhamento pedagógico. Todas as quadras passaram por reformas e pinturas antes do início das aulas e os instrutores foram capacitados com a metodologia desenvolvida pela equipe técnica do ‘M4 Nas Escolas’.