Os Estados Unidos garantiram o título invicto da FIBA Women’s AmeriCup – 2021 ao derrotar o anfitrião Porto Rico, neste sábado (19 de junho), por 74 a 59 (34 a 36 no primeiro tempo), em jogo final disputado no Coliseu Roberto Clemente, em San Juan, capital porto-riquenha. O selecionado norte-americano confirmou seu favoritismo vencendo os seis jogos que disputou.
Não foi um jogo fácil, pois o time da casa dificultou as ações do visitante no primeiro tempo, fechando o quarto inicial na frente e segurando a ração do adversário no segundo – 17 a 21 (primeiro quarto) e 17 a 15 (segundo quarto). A superioridade dos Estados Unidos apareceu no segundo tempo, com a equipe comandada pela técnica Dawn Staley crescendo de produção e dominando o placar nos dois períodos finais – 21 a 11 (terceiro quarto) e 19 a 12 (quarto final).
Os principais nomes da partida foram Rhyne Howard (22 pontos e 05 rebotes) e Aliyah Boston (17 pontos e 19 rebotes – double-double), pelo time campeão; Jennifer O’Neill (18 pontos, 05 rebotes e 05 assistências), Jazmon Gwathmey (13 pontos e 03 bloqueios) e Isalys Quiñones (13 pontos e 05 rebotes), em favor da equipe vice-campeã.
A brasileira Andreia Regina da Silva compôs o trio de arbitragem desta decisão, ao lado do chileno Felipe Ibarra e do panamenho Julio Cesar Anaya Freile.
A classificação final da FIBA Women’s AmeriCup – 2021 ficou assim: 1º) Estados Unidos, 2º) Porto Rico, 3º) Brasil, 4º) Canadá, 5º) Colômbia, 6º) Venezuela, 7º) República Dominicana, 8º) Ilhas Virgens e 9º) El Salvador. A Argentina foi eliminada precocemente da competição, ainda na primeira fase, por apresentar várias jogadoras positivadas para o coronavírus.
Os quatro primeiros colocados – Estados Unidos, Porto Rico, Brasil e Canadá – garantiram vaga no Pré-Mundial Feminino.