Foram três vitórias dos argentinos e uma brasileira

O primeiro dia de jogos pelo Grupo A do Torneio Interligas Adulto, ocorreu nesta quarta-feira (25 de setembro), no ginásio Fortín Rojinegro, em Corrientes, teve o domínio das equipes da Argentina. O Pato Basquete foi superado pela Platense por 85 a 69, na partida de abertura e, pouco depois, num confronto definido apenas na prorrogação, a Unifacisa perdeu para o San Martín por 77 a 76.

Foto: Iván Andrés Valdés/Regatas

No primeiro jogo, o Pato Basquete apresentou algumas virtudes, mas também sofreu por ainda ser uma equipe em formação. O terceiro período foi o maior exemplo do potencial do time do técnico Renan Gitiony. Com boas escolhas ofensivas e uma defesa forte, o Pato Basquete fez 29 a 24 na parcial. Mais entrosado, o Platense foi superior nos outros três quartos e venceu por 85 a 69.

“Foi um jogo foi muito difícil. Cedemos 31 pontos no primeiro quarto e tivemos de correr atrás durante todo o restante do jogo. Agora é assistir ao vídeo, melhorar e focar no jogo de amanhã (quinta-feira)“, afirmou o ala-pivô Gabriel Novaes, do Pato Basquete.

Foto: Iván Andrés Valdés/Regatas

No segundo jogo, a Unifacisa fez um excelente primeiro tempo, com boa atuação do trio Adrian Delph, Trevor Gaskins e Matias Solanas, e foi para o intervalo com vantagem de nove pontos: 49 a 40. Jogando em casa, o San Martín voltou com uma defesa mais agressiva, igualou o jogo e forçou uma prorrogação: 65 a 65. No tempo extra, o equilíbrio prevaleceu até Javier Mendez anotar dois pontos e ainda sofrer falta para definir o triunfo dos argentinos: 77 a 76.

“Uma estreia que ninguém queria e não esperava, mas bom para tirar essa ansiedade, poder entrosar mais o time. Temos de lembrar que foi a nossa primeira partida. Tivemos uma última posse, que poderia defender a partida, não aconteceu, mas agora é melhorar a cabeça, amanhã já tem mais jogo, é um torneio curto, não temos muito tempo nem para se lamentar quando perde e ficar muito feliz quando ganha. Amanhã tem mais e ver o que tem para acertar nesse tempo curto e ir para cima para conseguir uma vitória”, afirmou o pivô Serjão, reforço da Unifacisa para esta temporada.

Grupo B
O dia inicial do Grupo B, no ginásio Jorge Contte, em Corrientes, teve uma vitória para cada lado. Na abertura da rodada, o Fortaleza/Basquete Cearense/CFO derrotou o Peñarol de Mar Del Plata por 70 a 60 e, pouco depois, o Ceisc/EC União Corinthians fez um grande jogo, mas perdeu para o Regatas por 70 a 68.

Foto: Iván Andrés Valdés/Regatas

Com um primeiro tempo eficiente, o Fortaleza Basquete Cearense/CFO abriu uma vantagem que se mostrou suficiente para estrear. A equipe brasileira foi para o intervalo vencendo por 40 a 29 e, apesar do Peñarol de Mar Del Plata crescer na segunda metade da partida e pressionar nos minutos finais, o time brasileiro confirmou o triunfo por 70 a 60.

“Me senti muito bem nessa estreia. Estava ansioso por fazer essa estreia depois de oito anos jogando pelo Paulistano. Foi minha primeira vez jogando por outro time como profissional. Estou muito feliz com a equipe, com a cidade, com as pessoas que estão envolvidas e isso facilitou bastante a minha estreia, facilitou bastante o jogo e foi onde eu consegui me sentir bem, me sentir solto, me deram bastante suporte e confiança, tanto comissão técnica quanto os jogadores e isso contou bastante”, afirmou o ala Anderson Barbosa, do time brasileiro.

Foto: Iván Andrés Valdés/Regatas

Já o Ceisc/EC União Corinthians começou um pouco desligado e viu o Regatas iniciar com uma corrida de 11 a 0. O técnico Rodrigo Silva pediu tempo e colocou o time nos eixos. Com uma defesa mais agressiva e boas escolhas no ataque, os gaúchos se recuperaram e foram para o intervalo em vantagem: 37 a 36. O terceiro e quarto períodos foram bastante equilibrados, com o jogo sendo decidido apenas nos instantes finais: 70 a 68.

“Foi a primeira partida. Acho que tiramos a ansiedade do primeiro jogo. Ainda estamos nos conhecendo. O time tem pouco tempo de trabalho, apenas três semanas. Achei que o resultado, apesar de ter sido uma derrota, foi muito positivo para o time. Viver essa adrenalina, esse tipo de pressão que vamos enfrentar em várias partidas no NBB, pudemos viver aqui contra o Regatas, com casa cheia, com torcida lotando o ginásio, com arbitragem contra o jogo inteiro. Fizemos muitas coisas boas que vamos levar para o próximo jogo. Temos bastante coisa para melhorar, o que é positivo, ainda tem muito para crescer”, completou Felipe Vezaro, da equipe de Santa Cruz do Sul.

Segunda rodada – 26 de setembro (quinta-feira)
18h: Platense x Unifacisa
19h: Fortaleza/BC/CFO x Ceisc/EC União Corinthians
21h: San Martín x Pato Basquete
21h30: Regatas x Peñarol