O São Paulo DC sempre foi uma equipe de vanguarda e visionária, não só buscando crescimento estrutural, mas dando oportunidade para o surgimento de novos valores para o Basquete 3×3 nacional. Prova disso, é catarinense Leonardo Branquinho, jogador oriundo do 5×5, que acreditou na força e potencialidade do SPDC e hoje é um dos nomes de futuro do Brasil na modalidade olímpica.
Saiba um pouco mais na entrevista a seguir…
Databasket: Faça um pequeno panorama da sua carreira. E, fale também de suas características:
Leonardo Branquinho: Estou muito contente com o que venho conquistando e fazendo no Basquete 3×3, apesar de uma carreira recente iniciada em 2019 já obtive alguns dos maiores resultados do 3×3 nos últimos anos – campeão Mundial Universitário e vice-campeão Mundial de praia, em Doha, no Qatar com a Seleção sub-23. Sou extremamente grato às pessoas que me deram oportunidade, hoje posso dizer que o Basquete 3×3 mudou minha vida e meu patamar como atleta.
Databasket: Por que optar pelo Basquete 3×3?
Leonardo Branquinho: eu vinha de uma lesão e jogava em nível nacional o basquete tradicional, porém na época o Gustavo Bracco (manager do São Paulo DC) e Guilherme Flex (técnico do time na ocasião) me mostram a crescente que o esporte estava e também as oportunidades que surgiriam. É um esporte que parece ser recente, mas acontece há muitos anos na Europa e, por se tornar olímpico, está dando um grande leque de oportunidades e foi isso que busquei e tenho buscando.
Databasket: Como você analisa o momento vivido pelo São Paulo DC? E pelo Basquete 3×3 brasileiro?
Leonardo Branquinho: o movimento do São Paulo DC acredito que seja um exemplo. Tem dado oportunidade para atletas novos a se dedicarem e viverem desse esporte, além de buscarem a evolução constante. O Basquete 3×3 brasileiro vem crescendo, mas antes de ser bem visto lá fora o esporte tem que ter bons olhos no nosso país. E acredito que isso esteja acontecendo, com mais oportunidades aqui para um número maior de atletas o nível das equipes brasileiras tende sempre aumentar.
Databasket: Como foi vivenciar um ano de 2020 muito difícil, seja dentro ou fora da quadra?
Leonardo Branquinho: 2020 foi muito complicado para todos, porém sempre tentamos seguir saudáveis, respeitando os protocolos e tentando ficar o mais preparado possível. Quando tivemos oportunidade de mostrar nosso trabalho não desapontamos. Individualmente na quadra, para mim, foi um bom ano.
Databasket: Qual a expectativa e objetivos para 2021?
Leonardo Branquinho: acredito que o primeiro semestre em 2021 seja mais tranquilo de jogos, então o objetivo e se preparar o melhor possível e no segundo semestre o objetivo principal do nosso time e um bom resultado e World Tour. Trabalhamos para isso todos os dias e esperamos conseguir.
Databasket: Mensagem final:
Leonardo Branquinho: acho que o Basquete 3×3 está sendo bem visto e tem dado bastante oportunidade. Para todos os que estão há mais tempo nesse esporte, só tenho a agradecer; tanto jogadores, comissão e organizadores sempre me ajudaram a buscar meu melhor. Para a galera mais nova só tenho a dizer que as oportunidades estão aí e basta trabalhar firme para colher.