A Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro (FBERJ), presidida por Daniel Riente, realizou o Campeonato Estadual Adulto HGI – 2020 com maestria, o que abre uma boa perspectiva para a edição de 2021. A disputa foi finalizada no domingo (04 de outubro), e o CR Flamengo confirmou o seu favoritismo e garantiu o 46º título estadual da história.
Além do Mengão, Tijuca TC, Niterói BC, Club Municipal/Veit Smile e CD Atitude disputaram a competição. Riente falou do estadual e também de outros assuntos importantes nessa entrevista concedida ao Databasket – O Basquete de Raíz, confira….
Databasket: Que análise você faz do recém findado Campeonato Carioca?
Daniel Riente: Muito satisfeito com o atendimento ao Protocolo e segurança de todos os envolvidos, conseguimos atingir a todos os objetivos traçados entre todos os participantes.
Quanto ao Campeonato, o nível da Equipe do CR Flamengo é um absurdo em relação as demais, mas tenho a convicção que todos saíram satisfeitos desse Campeonato, cada qual com alguns objetivos em comum e pelo que conversamos, todos foram alcançados.
Databasket: Dá para pensar em mais times na próxima temporada?
Daniel Riente: Efetivamente trabalhamos com intuito de criar um Produto que nos ajude a buscar patrocínios e evidentemente trazer outras Equipes.
Trabalhamos com a hipótese de trazer Botafogo FR, CR Vasco da Gama e Fluminense FC a se juntar ao CR Flamengo, Tijuca TC, Clube Desportivo Atitude, ASP Club Municipal e Niterói Basquete, para juntos buscarmos parceiros para este Projeto.
Databasket: Qual é a próxima ação da Federação?
Daniel Riente: Racionalizar nossas competições, abrir frentes com as Regiões do nosso Estado e crescer juntos, com grande Torneios e Campeonatos.
Databasket: Qual a perspectiva para a base?
Daniel Riente: Esse ano, foi atípico frente a Pandemia, que ainda nos assola, vamos iniciar o Campeonato Sub-19, ainda no mês de outubro/2020, atendendo aos protocolos vigentes em nosso Estado.
Os demais naipes, ainda estamos avaliando a possibilidade de ocorrer, se não um Campeonato, algum torneio, sempre pensando na vida como prioridade principal.
Databasket: Existe algo planejado para o naipe feminino?
Daniel Riente: Esse ano iríamos fazer base do Sub 12 ao adulto, realizamos até reuniões antes do início da Pandemia e acertado as fórmulas, equipes e data dos jogos. Tudo foi por água abaixo após às restrições necessárias.