O cruzmaltino cresceu a partir do segundo quarto e chegou ao quarto resultado positivo
Em sua primeira partida no ano de 2018, o Vasco da Gama pôs fim à sequência negativa e voltou a vencer pela 10ª edição do novo Basquete Brasil (NBB CAIXA) – 2018/2019. Com grande atuação, principalmente no segundo quarto, o cruzmaltino reverteu desvantagem da etapa inicial e superou o Joinville/AABJ, por 94 a 74, fora de casa, na noite desta segunda-feira (08/10).
Após perder o primeiro quarto por 29 a 14, foi com uma segunda parcial espetacular que o Vasco voltou para a partida. Com Guilherme Giovannoni e Dedé muito inspirados, o cruzmaltino anotou incríveis 36 pontos no período, com 75,0% de aproveitamento no ataque. Com isso, mesmo com os 18 pontos sofridos na defesa, a equipe carioca fechou o primeiro já na frente, por 50 a 47.
Na volta do intervalo, o Vasco manteve o ótimo ritmo imposto no segundo quarto, desta vez com grandes contribuições de Bruninho, Gustavo Basílio e Chris Hayes. Juntos, os três titulares anotaram 19 dos 22 pontos cruzmaltinos e lideraram a vitória por 22 a 13 na parcial. Nos dez minutos finais, o time carioca ampliou ainda mais o marcador e chegou ao triunfo de forma tranquila.
Após duas derrotas consecutivas, o Vasco voltou a vencer e agora tem um total de quatro resultados positivos em 11 partidas e segue no 11º lugar. Já o Joinville chegou a nona derrota em 11 jogos e segue na 13ª posição do NBB CAIXA 17/18.
Titular nesta noite, Gustavo Basílio foi um dos grandes responsáveis pelo triunfo cruzmaltino. Segundo jogador com mais tempo de quadra pela equipe carioca, o ala atuou por 33 minutos e teve grande aproveitamento, com 17 pontos em 23 tentados (73,9%), além de quatro rebotes e cinco assistências.
Cestinha vascaíno ao lado de Gustavo, Guilherme Giovannoni foi outra peça fundamental da equipe carioca. Em 35 minutos de atuação, o camisa 32 vascaíno também anotou 17 pontos, e beirou o duplo-duplo, com nove rebotes alcançados. Além disso, com dois tiros de 3 pontos certeiros, o experiente ala/pivô se tornou o 11º atleta na história do NBB CAIXA a atingir 500 bolas 3 pontos convertidas.
Apesar dos destaques individuais, o grande trabalho coletivo foi o ponto chave do Vasco. Além de Gustavo e Giovannoni, Lucas Mariano, com 15, Dedé, com 14, e Bruninho, também com 14, atingiram os dois dígitos de pontuação.
Mesmo com o resultado negativo, o Joinville fez um grande primeiro quarto e contou com destaques individuais nesta noite. Como o norte-americano Que Johnson, cestinha da equipe catarinense, com 13 pontos, seguido pelo companheiro de garrafão, André Bambu, dono de 12 pontos e seis rebotes. Além deles, Tiagão, com nove pontos e oito rebotes, e Jefferson Socas, com nove pontos e sete assistências, se aproximaram de um duplo-duplo e também foram destaques.
As duas equipes voltam a atuar pelo NBB CAIXA nesta quarta-feira (10 de janeiro). Enquanto o Joinville recebe o Botafogo-RJ, às 20h00 (de Brasília), o Vasco da Gama visita o Banrisul/Caxias do Sul, às 20h05 (de Brasília).