O armador Elinho Corazza foi um dos destaques da equipe da capital
O Paulistano/Corpore está em franca ascensão na 10ª edição do Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA) – 2017/2018. Em partida isolada neste domingo (17 de dezembro), os atuais vice-campeões nacionais conquistaram a terceira vitória consecutiva na competição ao superar a LSB/Uniso fora de casa no sufoco, por 78 a 75, e subiram para a sexta colocação na tabela de classificação.
Ao somar seu terceiro triunfo seguido, o Paulistano ultrapassou o Sesi Franca Basquete na classificação e agora aparece na sexta posição, com campanha de cinco vitórias e três derrotas. Já a Liga Sorocabana, que teve seu oitavo tropeço seguido, deixou a zona de classificação aos playoffs ao cair para a 13ª colocação, com campanha dois êxitos em dez jogos.
Um dos grandes responsáveis pela boa fase do Paulistano, Elinho Corazza brilhou mais uma vez. Depois de dois jogos seguidos dando 12 assistências, o armador registrou 13 pontos (4/4 nas bolas de 2), sete rebotes e sete assistências, números que lhe renderam expressivos 25 de eficiência, seu recorde na atual edição do NBB.
Peça crucial na última virada do CAP na partida, o ala Jhonatan foi um dos grandes destaques da equipe e deixou a quadra com 15 pontos (4/5 nas bolas de 3 pontos), sendo seis nos dois minutos finais, além de sete rebotes e duas assistências (19 de eficiência). Quem também apareceu bem pelo time vencedor foi o jovem Lucas Dias, autor de 12 pontos e as mesmas sete sobras e duas servidas de seu companheiro.
A partida deste domingo teve nada menos que nove alternâncias de placar. A vantagem máxima no placar foi de nove pontos, aberta pelo Paulistano ainda no último quarto. Curiosamente, no mesmo período, a Liga Sorocabana conseguiu uma virada e ainda colocou quatro pontos de frente já nos minutos finais, mas viu o CAP reagir e ainda abrir quatro no fim, o que mostra o grande equilíbrio no duelo.
A Liga Sorocabana fez um grande jogo diante dos atuais campeões estaduais e por pouco não saiu com a vitória. Os destaques da equipe do interior paulista ficaram por conta dos ala/armadores Kevin Crescenzi, com 16 pontos (6/11 nos arremessos de quadra), três rebotes e quatro roubos de bola, e Anton Cook, autor de 17 pontos (5/16 nos arremessos de quadra), além do experiente pivô Drudi, com 11 pontos e seis rebotes.
O Paulistano voltará à quadra na quinta-feira (21 de dezembro), quando enfrentará o Botafogo FR, no Rio de Janeiro (RJ), às 20h00 (de Brasília). Já a Liga Sorocabana encerrará sua participação no ano de 2017 na sexta-feira (22 de dezembro), diante do líder EC Pinheiros, no ginásio Municipal Doutor Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP), às 20h00 (de Brasília).
Os cinco minutos iniciais foram totalmente favoráveis à Liga Sorocabana, que aproveitou os contra-ataques gerados por erros do Paulistano para abrir oito pontos de vantagem (14 a 6). No entanto, o Paulistano terminou o primeiro período em vantagem depois de uma corrida de 12 a 0 comandada por Yago e Lucas Dias nos três minutos finais: 21 a 17.
Em seguida, a Cavalaria se reergueu no confronto ao aplicar uma expressiva sequência de 15 a 3 nos primeiros quatro minutos do segundo quarto e recuperou a vantagem de oito pontos adquirida nos instantes iniciais da partida (32 a 24). A reabilitação dos atuais campeões paulistas veio novamente através de uma corrida, desta vez de 8 a 1, nos três minutos finais, o que cortou o prejuízo alvirrubro para dois pontos ao final do movimentado primeiro tempo: 39 a 37.
Outra virada: O Paulistano manteve o bom ritmo e recuperou a ponta do placar logo no início do terceiro quarto (44 a 41) e segurou a vantagem até o final da parcial (59 a 53). Mas os comandados de Rinaldo Rodrigues foram valentes e buscaram a virada no último quarto. Com um 14 a 5 nos cinco primeiros minutos da parcial, o time da casa passou à frente e incendiou a torcida presente (67 a 64).
Com bola de 3 de Deryk, o Paulistano virou o jogo (69 a 68) e colocou fogo na partida novamente, mas na sequência viu a Liga Sorocabana recuperar a vantagem e ainda abrir quatro pontos através de quatro tentos seguidos americano-brasileiro Kevin Crescenzi (73 a 69) restando pouco menos de dois minutos e meio para o fim.
No entanto, o CAP foi cirúrgico e deu o bote certeiro para a vitória fora de casa. Com duas bolas de 3 seguidas de Jhonatan e Fuller, a equipe da capital paulista virou a partida em um piscar de olhos e recuperou a vantagem no placar restando pouco mais de um minuto para o apagar das luzes (75 a 73).
Em seguida, os donos da casa não converteram seus ataques e o time alvirrubro aproveitou para ampliar ainda mais a diferença no marcador com dois pontos de Jhonatan após roubo de bola. (77 a 73). A LSB até converteu dois pontos com Drudi (77 a 75), mas Jhonatan foi novamente para a linha dos tiros livres e acertou uma das tentativas para dar números finais ao emocionante confronto em Sorocaba: 78 a 75.