Grupo do NBA Basketball School Brasil conhece o CCC (Centro de Treinamento dos Cavs), fazem tour pela arena e assistem ao Cleveland Monsters em noite de hóquei no gelo

Dias intensos em Cleveland para o grupo do USA Camp / Cleveland Tour 2025, acampamento de oito dias na cidade dos Cavs (NBA), que tem a participação de 23 garotos de quatro estados do país (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina). Treinar no Centro de Treinamento dos Cavs, visitar a estrutura do campeão de 2016, conhecer cada canto da Rocket Mortgage Fieldhouse em um tour especial e assistir pela primeira vez um jogo de hóquei no gelo foram as atividades dos últimos dias dos jovens do NBA Basketball School Brasil – programa oficial de desenvolvimento de basquete da liga. Experiências inéditas e que marcaram os atletas.

“Entrar no lugar onde eles treinam, onde se preparam para os jogos, é uma experiência bem diferente. É uma experiência única, muito restrita, fico feliz por termos conseguido estar aqui, por esforço dos nossos pais, poder desfrutar disso tudo”, afirmou Mateus Vallim, atleta da unidade R13 de Ribeirão Preto (SP).

Foto: Gaspar Nóbrega – Inovafoto

No Cleveland Clinics Court (CCC), local de treino dos Cavs, um tempo para conhecer a estrutura, vestiários, área de recuperação, sala de imprensa, refeitório e sala de musculação, além da oportunidade de um treino ‘de luxo’. Depois, uma visita com acessos exclusivos na arena do Cleveland Cavaliers com direito a encontro – e fotos – com o Troféu Larry O’Brien, taça conquistada pela franquia na temporada 2015-2016. A noite foi na arena, mas para um evento diferente, sem bola laranja, sem cestas: o grupo acompanhou o jogo entre Cleveland Monsters e Chicago Wolves pela AHL (American Hockey League).

“Amei a experiência, nunca havia visto uma partida de hóquei, é um jogo frenético, muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Foi um jogo muito especial, ‘estávamos’ perdendo de 5 a 1, eu não acreditava mais, voltamos, empatamos em 5 a 5 mas, infelizmente, no final acabamos perdendo. Foi muito emocionante”, disse Lucas Di Mauro, da unidade Basquete SA, do Rio de Janeiro (RJ).

A viagem entra agora na reta final, mas ainda com algumas surpresas para os jovens do NBA Basketball School Brasil. O USA Camp – Cleveland Tour é o único camp oficial da NBA e tem parceria com o Cleveland Cavaliers. Além do reconhecimento de atletas e familiares, a iniciativa também teve reconhecimento internacional. O NBA Basketball School USA Camp – Cleveland Tour 2024 recebeu dois prêmios internacionais: ‘Ouro’ no Titan Business Awards (EUA) – na categoria Eventos – e ‘Bronze’ no Prêmio Lusófonos da Criatividade 2024 (Portugal) – case de ‘Eventos Esportivos’ -, dois dos principais prêmios de Comunicação e Marketing do mundo.

Lançado em 2018, o NBA Basketball School no Brasil conta com mais de 220 núcleos nas cinco regiões do país. Atualmente são cerca de 15 mil alunos (meninos e meninas de 6 a 17 anos) e mais de 1.000 técnicos capacitados pela metodologia NBA. A Think Sports Marketing é também responsável pela implantação e gestão do programa no Uruguai. Além do camp em Cleveland, o programa promove também eventos como Basketball Camp, G!rls Camp, National Cup, Kids Experience, Train The Trainer, entre outros.