Ala de 22 anos vinha atuando pelo francês Rueil Athletic Club
O EC União Corinthians-RS acertou a contratação do grego Rafail Lanaras para a temporada 2024/2025. O ala de 22 anos estava defendendo o Rueil Athletic Club, da França, antes de aceitar o convite para atuar pela primeira vez no basquete brasileiro.
“Vestir a camisa de um dos maiores times do Brasil e jogar em uma das Ligas mais competitivas do mundo é um sonho que se tornou realidade para mim. Não vejo a hora de jogar para a melhor torcida do Brasil e fazer o melhor que eu puder. Vamos fazer história juntos”, afirmou Lanaras, em um vídeo postado nas redes sociais do União Corinthians.
A energia defensiva, leitura de jogo, o trabalho em pick and roll e na criação de arremessos são características que o jogador. Antes de atuar pelo Rueil Athletic Club, Lanaras defendeu Promitheas Patras e Rethymno Cretan Kings, ambos da Grécia, e LOK Bernau, da Alemanha, além do LDLC Asvel, da França.
Lanaras demonstrou conhecimento em relação ao basquete brasileiro. “O Brasil é uma nação muito respeitada e forte no basquete, com uma grande seleção ao longo dos anos e cheia de jogadores muito famosos como Oscar Schmidt, Marcelinho Huertas, Tiago Splitter e Raul Neto”, afirmou. “É uma liga realmente competitiva com jogadores e treinadores de alto nível. Uma das melhores da América do Sul”, completou.
Já o diretor de basquete do EC União Corinthians, Diego Puntel confia que Lanaras é um grande acréscimo para o elenco do técnico Rodrigo Silva, que renovou o seu contrato recentemente. “É um atleta que vem com todo o gás para jogar no Brasil pela primeira vez. Apesar de jovem, passou por grandes clubes da França e da Grécia, que são ligas muito fortes. Temos confiança que vai agregar muito para a equipe”, afirmou.
O lateral Felipe Vezaro havia sido o primeiro reforço do EC União Corinthians, que depois fechou com o argentino Jony Machuca, de 35 anos, que defendeu o Bauru Basket na temporada 2022/2023. O time de Santa Cruz do Sul renovou o contrato do garoto Thaylor Fagundes.