O EC Pinheiros garantiu classificação à segunda fase do Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2020 ao derrotar o Paulistano/Corpore, neste domingo (25 de outubro), por 65 a 63 (30 a 40 no primeiro tempo), no ‘Clássico do Caviar’, disputado no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP).
E jogo foi extremamente movimentado e com momentos de altos e baixos dos dois times. O Paulistano esteve bem melhor no primeiro quarto, o que deu a chance de terminar o primeiro tempo na frente, pois o Pinheiros foi ligeiramente no segundo – 16 a 28 (primeiro quarto) e 12 a 14 (segundo quarto). O terceiro quarto foi decisivo, com o técnico David Pelosini acertando; com isso, o time da casa foi amplamente superior e assumiu o comando do marcador com boa vantagem (21 a 06).
Nos dez minutos finais, o equilíbrio voltou e a ligeira vantagem conquistada pela equipe visitante não foi suficiente para tirar o EC Pinheiros do comando do marcador (14 a 17).
Os destaques da partida foram Wesley Sena (11 pontos, 06 rebotes e 03 bloqueios), Humberto Silva (10 pontos e 05 rebotes) e Gabriel Campos (10 pontos e 04 rebotes), pelo time da casa; Felipe Ruivo (17 pontos, 03 rebotes e 02 bolas recuperadas), Jimmy Dreher (14 pontos, 03 rebotes e 03 assistências) e Cauê Borges (13 pontos, 04 rebotes e 03 assistências), em favor do visitante.
“Acreditar em si e não temer o pior. Estar pronto para as oportunidades da vida e aberto a aprender. Estou aprendendo com os atletas como nunca antes, Teichmann e Humberto são excelentes maestros dessa nossa juventude. Hoje, pudemos expressar o que somos com coragem e competência. Todo competidor deve saber lidar com bons e maus momentos e esse equilíbrio foi vital. Estou muito contente com nossa classificação e agora é olhar para frente e continuar lutando e honrando o ECP”, comentou David Pelosini, técnico do EC Pinheiros.
Com este resultado, quem também avançou de fase foi o Basket Osasco, que ficou com a mesma pontuação do SC Corinthians Paulista no Grupo B, mas levou vantagem no confronto direto (critério de desempate).
Classificação final
Grupo A: 1º) Paulistano/Corpore – 07 pontos (03 vitórias e 01 derrota), 2º) São Paulo FC – 07 pontos (03 vitórias e 01 derrota), 3º) EC Pinheiros – 06 pontos (02 vitórias e 02 derrotas), 4º) Basket Osasco – 05 pontos (01 vitória e 03 derrotas) e 4º) SC Corinthians Paulista – 06 pontos (01 vitória e 03 derrotas)
Grupo B: 1º) Zopone/Gocil Bauru Basket – 06 pontos (03 vitórias), 2º) Sesi Franca Basquete – 05 pontos (02 vitórias e 01 derrota), 3º) Mogi das Cruzes Basquete – 04 pontos (01 vitória e 02 derrotas) e 4º) Liga Sorocabana de Basquete – 03 pontos (03 derrotas)
Os novos grupos ficaram assim:
Grupo C: Paulistano/Corpore, São Paulo FC, Mogi das Cruzes Basquete e Liga Sorocabana de Basquete
Grupo D: Zopone/Gocil Bauru Basket, Sesi Franca Basquete, EC Pinheiros e Basket Osasco
De acordo com o regulamento desta segunda fase, serão duas disputas sediadas, em turno único, uma para cada chave. Ao final da disputa, os dois primeiros colocados de cada grupo avançam ao Final Four, que apontará o grande campeão.