CA Paulistano confirma mando de quadra diante do Bauru Basket

O EC Pinheiros (SP) abriu a série melhor-de-cinco do playoff – oitavas-de-final do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) com vitória diante da Unifacisa (PB), nesta terça-feira (22 de abril), por 68 a 50 (24 a 25 no primeiro tempo), mesmo atuando na Arena Unifacisa, em Campina Grande (PB).

O time paraibano começou melhor e ficou na frente no quarto inicial, mas a equipe paulista se recuperou logo e comandou os três seguintes. Com isso, conseguiu aplicar a virada e desgarrou para iniciar a série vencendo fora de casa – 08 a 17 (primeiro quarto), 16 a 08 (segundo quarto), 22 a 16 (segundo quarto) e 22 a 09 (quarto final).

Foto: Gabriella Tayane/Unifacisa

Os maiores pontuadores da Unifacisa foram Rafael Rachel (18 pontos e 06 rebotes) e Gerson do Espírito Santo (11 pontos e 05 rebotes). Em favor do EC Pinheiros: Raynan Santos (14 pontos, 05 rebotes e 03 assistências) e Yan Djalo (11 pontos e 03 rebotes).

“A defesa funcionou. No ataque, encontramos dificuldades, até porque a defesa da Unifacisa também estava forte. A nossa garra foi o diferencial hoje, continuamos firmes, jogando um para o outro, jogando como uma equipe”, comentou o ala/armador Raynan Santos, do EC Pinheiros.

“Sabemos que precisamos ir lá (para São Paulo) e buscar uma vitória, porque não queremos que acabe agora, queremos voltar para cá. Vamos estudar o que precisamos fazer, assistir ao vídeo, mas, com certeza, precisamos melhorar para poder ter possibilidade de ganhar. Precisamos jogar melhor nos dois lados da quadra, ser bem sólidos”, analisou o pivô Gerson do Espírito Santo, da Unifacisa.

O segundo jogo desta série acontece na sexta-feira (25 de abril), às 20h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP).

O CA Paulistano (SP) fez valer o mando de quadra e suplantou ao Bauru Basket (SP), por 93 a 77 (48 a 43 no primeiro tempo), em jogo disputado no Ginásio Antonio Prado Jr (CA Paulistano), na cidade de São Paulo (SP). Depois da igualdade no primeiro quarto, o Alvirrubro cresceu de produção e liderou os três períodos seguintes. Desta maneira, assumiu a dianteira do marcador e abriu vantagem para confirmar a vitória jogando ao lado da sua torcida – 27 a 27 (primeiro quarto), 21 a 16 (segundo quarto), 25 a 18 (terceiro quarto) e 20 a 16 (quarto final).

Foto: Wilian Oliveira/Paulistano

Os atletas mais efetivos do CA Paulistano foram Brunão Cardoso (19 pontos e 10 rebotes – double-double) e Gui Abreu (17 pontos e 03 rebotes). Pelo Bauru Basket: Andrezão Abreu (20 pontos e 03 rebotes) e o norte-americano Dontrell Brite (13 pontos, 03 rebotes e 04 assistências).

“A importância é você fazer o dever de casa em uma série muito equilibrada, na qual você sabe da qualidade do adversário. Então, isso vai dar uma confiança, mas ao mesmo tempo não podemos nos iludir e relaxar com nada. Sabemos como é difícil jogar em Bauru, a tradição do Bauru, o quanto eles crescem em uma série jogando em casa. Então, temos que manter nosso foco, fazer algumas adaptações no jogo para poder chegar lá e pensar no próximo jogo da maneira que vamos atuar”, ponderou o técnico Demétrius Ferraciú, do CA Paulistano.

“Todo o playoff é com jogo duro, jogo difícil. Nós sabíamos que a série era longa. Sabemos que jogar aqui no Paulistano é sempre difícil. Uma equipe que impôs um ritmo forte defensivamente. Acredito que as duas equipes, ofensivamente, produziram bem. Eles com 50% de aproveitamento, nós com 54%, mas a nossa defesa falhou. Nós não tivemos uma intensidade defensiva boa, nós permitimos 13 rebotes de ataque. Eles tiveram 13 rebotes de ataque, tiveram 13 rebotes a mais na partida do que nós. Tudo isso aí dá volume de jogo. Tiveram segundas chances, isso coloca a equipe deles no jogo. E nós não defendendo bem e comprometeu um pouco o nosso rendimento. Nossa equipe passa muito pela nossa defesa, energia defensiva, e hoje nós não conseguimos correr a quarta, como gostamos de correr. Os placares muito altos, parciais altas, mas agora temos que fazer os ajustes, fazer as correções para lotar o Panela e empatar a série”, avaliou o técnico do Bauru Basket, Paulo “Jaú” Oliveira.

A segunda partida desta disputa está agendada para sexta-feira (25 de abril), às 19h30 (de Brasília), no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP).

Já a primeira rodada da série melhor-de-cinco do playoff – oitavas-de-final tem sequência nesta quarta-feira (23 de abril), com mais duas partidas: Farma Conde São José Basketball x CR Vasco da Gama, às 19h30 (de Brasília), na Farma Conde Arena, em São José dos Campos (SP); Caxias do Sul Basquete x CR Flamengo, às 20h (de Brasília), no ginásio do Sesi, em Caxias do Sul (RS).

De acordo com o regulamento, as equipes que primeiro totalizarem três vitórias garantem vaga no playoff – quartas-de-final. Posteriormente, ocorrem os playoffs – semifinal e final.

O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) é uma competição realizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), que não conta com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).