Time pinheirense supera o SC Corinthians Paulista em casa na estreia
O EC Pinheiros derrotou o SC Corinthians Paulista, nesta quarta-feira (02 de agosto), por 78 a 74 (42 a 34 no primeiro tempo), na sequência da rodada inicial do Campeonato Paulista Masculino 2023, em jogo realizado no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), na cidade de São Paulo (SP).
O time da casa começou melhor o jogo e comandou o placar, conseguindo desgarrar ao final dos primeiros dez minutos. No segundo quarto, a equipe visitante cresceu de produção e ficou na frente, baixando um pouco a diferença – 26 a 14 (primeiro quarto) e 16 a 20 (segundo quarto).
Na volta do intervalo, o SC Corinthians Paulista foi melhor, ficou na frente no terceiro período e diminuiu a diferença, mas o EC Pinheiros brecou a essa reação voltando ao comando do placar nos dez minutos finais para garantir o resultado positivo na estreia, que contou com um duelo equilibrado – 15 a 20 (terceiro quarto) e 21 a 20 (quarto final).
Os maiores pontuadores foram Yan Djalo (16 pontos) e Jimmy Dreher (16 pontos e 03 rebotes), pelo EC Pinheiros; Cauê Borges (18 pontos e 06 assistências) e Isaac Goncalves (14 pontos e 05 rebotes), em favor do SC Corinthians Paulista.
“Ganhar a primeira pode ser muito bom, como pode ser ruim. Colocamos muito amor pelo jogo e pelo clube. Que venha o próximo adversário”, comentou o técnico David Pelosini, do EC Pinheiros.
“Nossa equipe é bem jovem, que já vem disputando a LDB e existe um grande entrosamento. O Jimmy e o Aguerre vieram agregar muita qualidade e experiência ao grupo jovem que tem muita vontade de buscar as vitórias”, completou o ala Yan Djalo, também do time da casa.
A jornada inicial do Campeonato Paulista Masculino 2023 prossegue nesta quinta-feira (03 de agosto), com o duelo isolado entre Bauru Basket e Mogi das Cruzes Basquete, às 19h30 (de Brasília), no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP).
Sistema de disputa
Na fase inicial as dez equipes participantes jogam entre si, em turno único. Na sequência, os times classificados do primeiro ao quinto lugar se enfrentam com o mando invertido da etapa anterior (returno), apurando a classificação do primeiro ao quinto. Já os times posicionados do sexto ao décimo lugar também se enfrentam com o mando invertido (returno). Os três melhores se juntam aos cinco qualificados do outro grupo para formar o playoff – quartas-de-final, com oito equipes no total.
Em seguida, os quatro classificados oriundos das quartas-de-final jogam o Final Four, que apontará o campeão Paulista Masculino 2023.