São Paulo FC e São José Basketbal também vencem na última rodada da primeira etapa da competição de aspirantes
Acabou a primeira etapa da LDB 2022. Após finalizar as sedes de Santa Cruz do Sul (RS), São Paulo (SP) e Uberlândia (MG), foi a vez de Mogi das Cruzes (SP) se despedir do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento 2022, mas com 3 grandes jogos que marcaram o último dia do campeonato de aspirantes.
Quem esperava um jogo mais aberto, com o EC Pinheiros, invicto e atual campeão do campeonato, enfrentando a Unifacisa, que nessa primeira fase ainda não conseguiu conquistar uma vitória, se enganou: 88 a 45. Os paulistas e os campinenses se enfrentaram em um jogo extremamente aguerrido, com forte marcação e disputa dos dois lados da quadra, porém, a experiência do time do Pinheiros em conjunto com a qualidade e profundidade do elenco, foram essenciais para que no segundo tempo de jogo a vantagem crescesse a favor dos pinheirenes.
“Sabíamos que o jogo seria mais tranquilo, mas também conversamos e decidimos que para vencer, teríamos que respeitar e respeitar significa jogar duro, ir para cima. O nosso elenco é muito bom, hoje consegui números bons, mas foi graças aos meus companheiros que me ajudaram o tempo todo. Como somos os atuais campeões, temos uma responsabilidade maior, isso aumenta ainda mais o nosso peso”, afirmou Tico Faria.
Os grandes nomes do EC Pinheiros foi a dupla de armadores Tico Faria (16 pontos, 09 assistências, 04 bolas recuperadas) e João Capela (17 pontos, 03 assistências, 03 bolas recuperadas). Pela Unifacisa, o grande destaque vai para o ala/armador Matheus Ferreira (20 pontos, 07 rebotes e cinco bolas recuperadas).
O segundo jogo do dia nos reservou também um grande embate de alto nível, vencido pelo Tricolor (85 a 63). O São Paulo FC enfrentou o Pato Basquete em um jogo que desde antes do apito inicial, contou com tons dramáticos, e assim que a bola subiu, não foi diferente. A equipe paranaense, apesar de mais nova, fez um jogo duro contra o tricolor, em especial no primeiro tempo, onde apertou na defesa e fez bom uso do garrafão, anotando pontos importantes. Na volta dos vestiários, o São Paulo corrigiu a série de erros que vinha cometendo, parou de forçar ataques e aumentou a sua efetividade, garantindo a vitória.
“A gente só tem uma mentalidade: jogar e ganhar. É um pelo outro, é todo mundo unido, todo mundo com uma energia muito boa, um ótimo coletivo. Minha atuação é fruto de muito treino, eu tenho muita coisa para melhorar ainda, mas já estou muito feliz”, afirmou Maciel.
Os destaques foram Matheus Maciel (31 pontos, 13 rebotes, 03 assistências – double-double) e Colina (13 pontos, 04 assistências e 03 bolas recuperadas), pela equipe paulista; Thales (17 pontos) e Raul Caldas (13 pontos, 06 rebotes e 04 assistências), em favor do representante paranaense.
A última partida da primeira etapa não poderia ser melhor. O São José Basketball bateu o anfitrião Mogi das Cruzes Basquete (84 a 72). As duas equipes são de cidades que respiram o basquete e fizeram um jogo do nível e tamanho desse embate, com duas grandes defesas, boas escolhas no ataque.
A volta dos vestiários foi essencial para os joseenses, que após começar a investir mais no jogo interno, com diversas infiltrações e trabalhos no poste baixo com os pivôs Fidelis e Serjão. A parcial do terceiro quarto terminou em 21 a 14 para o time do vale, o que tornou a atuação do mogianos, apesar de extremamente madura e enérgica, incapaz de alcançar o marcador ao final do jogo.
“Desde o princípio nós sabíamos o que nós queríamos. Começamos vacilando, com uma defesa ruim, mas a partir do segundo tempo fechamos o grupo, ouvimos o coach e entramos com muito mais vontade. O time percebeu que tínhamos uma boa vantagem comigo e o Serjão dentro do garrafão, além disso, eu tenho um bom footwork, me ajudou muito“, disse Fidelis, o cestinha da partida.
Os principais nomes da partida foram Fidelis (27 pontos e 04 rebotes) e Serjão (24 pontos e 12 rebotes – double-double), pela equipe do Vale do Paraíba; Ziggy (17 pontos e 09 assistências) e Leandro (16 pontos e 05 rebotes), em favor do time do Alto Tietê.
A próxima etapa do campeonato de aspirantes acontece entre os dias 21 e 27 de agosto, no EC Pinheiros, em São Paulo (SP), enquanto o Grupo B joga entre os dias 24 e 30, no CA Paulistano, também na capital Paulista.