A final do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2019 está definida. EC Pinheiros e Sesi Franca Basquete venceram nas semifinais e realizarão a finalíssima neste domingo (29 de setembro), no ginásio Antônio Prado Jr (CA Paulistano), em São Paulo (SP), às 17h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo Facebook do NBB.
O primeiro classificado do dia foi o EC Pinheiros, que fez jus à campanha invicta e venceu o confronto contra o forte time do CR Flamengo, por 75 a 73. Para o treinador David Pelosini, do Pinheiros, algumas palavras definem o triunfo da equipe na tarde de sexta-feira (27 de setembro).
“Versatilidade, um jogo muito coletivo e um espírito de luta que nos sustenta. Isso foi essencial para conseguirmos essa vitória”, afirmou Pelosini.
Já o Franca conseguiu uma grande vitória, com um placar elástico, contra o Paulistano/Corpore, que era tido como um dos favoritos ao título e jogava em casa. Com uma partida consistente e fincada no conceito de ‘jogar coletivo’, a equipe francana bateu o time alvirrubro, por 83 a 62. Mesmo com a presença de Yago Matheus do outro lado da quadra, a equipe comandada por Jhonatan Santos foi valente e conseguiu uma vitória convincente na casa do adversário.
“Estou muito orgulhoso do meu time. A gente vem a temporada inteira brigando pelo trabalho coletivo, acreditar um no outro o tempo todo. Hoje fizemos esse jogo no melhor estilo francano, com defesa forte e correria, além de conseguir segurar e trabalhar bem a bola. Os armadores estão de parabéns por isso, os pivôs, todo mundo. Isso é Franca”, avaliou o treinador Jhonatan.
Pinheiros busca o bicampeonato
A equipe pinheirense tentará, mais uma vez, levar para casa o título da LDB. Nesta edição, o time fez uma campanha irretocável até chegar a grande decisão, com 16 vitórias em 16 jogos. Agora, na final, a equipe comandada por David Pelosini, que vai em busca de seu segundo título seguido, terá que se atentar aos erros cometidos no duelo contra o Flamengo.
Segundo David, a equipe precisa melhorar para o jogo de domingo, mas sem perder a vontade de ganhar que foi vista na partida com os rubro-negros. “Espero que consigamos jogar melhor que hoje, em vários aspectos. Quando se chega na hora do vamos ver não é só no tático e no físico que se resolve, mas também no coração. Hoje tivemos muito isso e no domingo também não pode faltar”, completou o treinador do EC Pinheiros.
Franca disputa título após três anos
Do outro lado, o Sesi Franca Basquete chega a uma final de LDB após um período de três anos sem frequentar esse lugar da competição. A última vez que isso aconteceu, em 2016, a equipe da Capital do Basquete ainda contava com bons nomes, hoje já consolidados: Didi Louzada, atuando no basquete australiano, e o jovem armador Alexey Borges, hoje no Mogi das Cruzes Basquete.
Agora, com outros fortes nomes, como o do jovem pivô Márcio, o Franca vai em busca de mais um título da LDB. “O Márcio apesar de ser novo, não fez 17 anos ainda, ele dá um exemplo para nós de maturidade cognitiva e de experiência de jogo, a qualidade mental dele é muito alta. Ele sabe do potencial que ele tem, seja físico, de arremesso, de qualidade técnica, mas o mental é o diferencial dele. Ele sabe usar isso muito bem, se ele está mal podemos pegar no pé dele que volta para o jogo e faz o que tem que fazer. É um exemplo para todos nós da base”, finalizou o treinador do Franca.