Time paulista engata terceira vitória e representante do Distrito Federal se reabilita
O EC Pinheiros segue evoluindo na classificação do Novo Basquete Brasil (NBB) – 2021/2022. Ganhou do Fortaleza/Basquete Cearense na noite desta segunda-feira (08 de novembro) por 81 a 60 (42 a 28 no primeiro tempo), no Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP). O Basquete Azul e Preto soma três vitórias em cinco jogos, e salta do top 10 para o top 7 na tabela do primeiro turno.
O ala Rafael Munford mais uma vez foi o cestinha pinheirense com 16 pontos, seguido pelo norte-americano Domique Coleman com 15. O ala/pivô Jefferson William (12/12) e o pivô Dikembe Silva (11/17) conquistaram o double-double. Pelo time cearense, Ralfi Ansaloni (19 pontos, 13 rebotes e 02 bloqueios – double-double) e o dominicano Nehemias Morillo (17 pontos e 04 rebotes),
Depois de um primeiro quarto equilibrado, o EC Pinheiros começou a abrir no placar a partir do segundo quarto e manteve dianteira na etapa complementar, induzindo o rival a sucessivos erros de ataque ao imprimir forte marcação – 18 a 16 (primeiro quarto), 24 a 12 (segundo quarto), 18 a 19 (terceiro quarto) e 21 a 13 (quarto final).
“A força do nosso time está no elenco. Estamos defendendo muito bem. Hoje só levamos 60 pontos e mostramos que o Pinheiros veio para brigar na parte de cima de tabela, apesar da jovem equipe. Será difícil ganharem da gente aqui em casa” destacou Jefferson. “Os jogadores campeões da LDB estão ocupando muito bem o espaço que o David (Pelosini, técnico) está oferecendo para eles no NBB. São atletas promissores, o futuro do basquete brasileiro”, completou o ala/pivô.
O EC Pinheiros ocupa a oitava colocação na classificação geral, com 60% de aproveitamento (03 vi5órias e 02 derrotas). O Fortaleza/Basquete Cearense é o 16º colocado, com três derrotas.
Já o Cerrado Basquete conseguiu a reabilitação do derrotar o ‘caçula’ Luvix/União Corinthians de forma eletrizante, por 76 a 75, no tempo extra, graças a uma bola certeira de três pontos do armador norte-americano Kenny “Pequeno Notável” Dawkins, mesmo atuando no ginásio Poliesportivo Arnão, em Santa Cruz do Sul (RS). O tempo normal ficou 69 a 69 (33 a 27 no primeiro tempo).
O jogo começou com o time da casa ligeiramente melhor no quarto inicial, mas com o visitante reagindo prontamente no segundo e assumindo o comando do marcador. Nos dois períodos seguintes, as alternâncias continuaram e o jogo terminou empatado – 12 a 14 (primeiro quarto), 21 a 13 (segundo quarto), 19 a 16 (terceiro quarto) e 23 a 20 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram os norte-americano Grantham Gillard (21 pontos, 05 rebotes e 03 bolas recuperadas) e Mike Simms (15 pontos e 11 rebotes – double-double), em favor do time gaúcho; o também norte-americano Kenny “Pequeno Notável” Dawkins (18 pontos e 05 rebotes) e Rafa Moreira (15 pontos e 13 rebotes – double-double), em favor do representante brasiliense.
Com este resultado, o Cerrado Basquete ocupa o quinto lugar na classificação geral, com três vitórias e uma derrota (75% de aproveitamento). Já o Luvix/União Corinthians aparece no 17º lugar, com cinco derrotas.
O turno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB) – 2021/2022 prossegue nesta terça-feira (09 de novembro), com o Clássico das Multidões entre SC Corinthians Paulista e CR Flamengo, às 20h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (SC Corinthians Paulista), em São Paulo (SP).