Três equipes estreiam na competição: o ‘caçula’ AZ Araraquara Basquete, SC Corinthians Paulista e EC Pinheiros
O ‘caçula’ AZ Araraquara Basquete estreia no Campeonato Paulista Masculino 2022, nesta terça-feira (02 de agosto), às 18h (de Brasília), no ginásio do Sesi, em Araraquara (SP), enfrentando o SC Corinthians Paulista, que também abre a sua participação no estadual.
A equipe de Araraquara, comandada pelo técnico Fabio Apolinário, conta com elenco que mescla juventude e experiência, que já detém um bom conjunto, na sua volta à elite do basquete paulista. Destaques para Nezinho, Gustavo Scaglia, Lucas Vezaro, Nestor Neto, Marciel Pajé e Rafael Stábile.
“A AZ Araraquara está bastante feliz ao retornar à elite do basquete paulista, um desafio tão grande, pois conta com as grandes forças do nosso estado e do país, lembrando que o Sesi Franca é o atual campeão nacional. Uma alegria muito grande de estarmos participando e contando com uma equipe competitiva nesse primeiro momento. A equipe tem sete meses de existência e estamos caminhando devagar com o projeto para poder formar uma boa estabilidade para quem sabe não possamos, em breve, medir forças com esses grandes times”, comentou o experiente Nezinho, armador do time de Araraquara.
Já o Timão, dirigido pelo técnico Léo Figueiró, mexeu no seu elenco e trouxe nomes importantes: Isaac Gonçalves (lateral – ex-São Paulo FC), Gabriel Campos (armador – ex-EC Pinheiros), João Marcello “Mãozinha” Pereira (pivô – ex-Fortaleza/Basquete Cearense), Cauê Borges (ala/armador – ex-Paulistano) e Maique Tavares (pivô – ex-Minas Tênis Clube).
“Estamos tomando todo o cuidado do mundo para ter o tempo mínimo necessário para que os jogadores possam ter a condição física adequada para começar uma temporada. A temporada é longa, então não tem por que pular etapas neste início e colocar os jogadores em risco. Vamos começar com a equipe Sub-20 e alguns jogadores que vêm da seleção, num ritmo melhor, que vão participar. A grande maioria, porém, vai cumprir o mínimo de tempo necessário para um condicionamento físico adequado”, relatou Figueiró.
A Liga Sorocabana de Basquete busca a recuperação diante do estreante EC Pinheiros, às 20h (de Brasília), no ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP). Em seu primeiro compromisso, o time do Interior foi superado pelo Sesi Franca Basquete (90 a 64), atuando fora dos seus domínios.
“Jogo importante, nossa estreia dentro de casa, diante da nossa torcida. Sabemos da qualidade da equipe do Pinheiros, então é neutralizar os pontos fortes deles, impor nosso ritmo para fazermos uma boa partida”, comentou o amador Gui Santos, da Liga Sorocabana.
O EC Pinheiros, comandado pelo técnico David Pelosini, mantém a proposta de trabalhar com jogadores jovens, sendo que a maioria deles é formado na base do próprio clube. Destaque para a volta dos armadores Felipe Ruivo (ex-Paulistano) e Matheus Eugeniusz (ex-Fortaleza/Basquete Cearense). Os remanescestes são esses: o lateral norte-americano Dominique Coleman, o ala/pivô Jefferson William, o pivô Dikembe Silva, o ala Rafael Munford, o ala/armador Jonas Buffat, o pivô Lucas Cauê, o pivô Maicon Douglas, o armador Tico Faria e o jovem armador Lucas Pacheco.
“O momento está sendo especial porque tenho o Pinheiros como minha segunda casa. Nos anos em que passei fora, minha relação com o David (Pelosini, treinador) se manteve intacta. É uma honra um clube do tamanho do Pinheiros desejar o meu trabalho”, afirmou Ruivo, que defendeu o clube de 2014 a 2019, incluindo-se os títulos da LDB em 2015 e 2018.
“A temporada começa com o Campeonato Paulista, que serve para preparar o time e oferecer oportunidade para que novos atletas surjam na rotação do elenco, como, por exemplo, Cauã Pacheco, do sub-17, que inclusive será relacionado já na estreia”, finalizou Pelosini.