O Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2019 será aberto nesta quinta-feira (31 de julho), com a realização de dois jogos, ambos com início marcado para 20h (de Brasília). Os dois confrontos terão transmissão ao vivo pelo TV FPB, através do Canal da GCS Sports no YouTube.
O Basquete Osasco encara o ‘caçula’ São Paulo FC, no ginásio Municipal Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), em Osasco (SP).
O time da casa chega para este estadual com um elenco remodelado, buscando voltar a disputar o playoff. A primeira mudança se deu no comando técnico, com o gestor João Ricardo Lourenço assumindo a função de treinador. Já entre os reforços estão: Juliano Armani (armador – ex-Vasco da Gama), o norte-americano Dontrell Brite (armador/ala – ex-Liga Sorocabana), Bruno, Robinho, Thiaguinho Marcelo e Tom, que já atuaram na cidade e jogaram a última Liga Ouro pelo Campo Mourão, Unifacisa, São Paulo FC e Londrina, respectivamente. Também foram contratados o ala Maxwell, ex-Joinville, e os alas-pivôs Pedro, ex-Mogi das Cruzes, e Nicolás Giménez, argentino com passagens por Peñarol-ARG e Estudiantes-ARG.
“Sabemos que o São Paulo FC tem muita qualidade. Manteve a força da Liga Ouro e se reforçou ainda mais para essa temporada. Da nossa parte, estamos preparados para a estreia e esperamos contar com a força do nosso torcedor, que sempre nos incentiva. Temos um time bastante jovem, mas que está trabalhando muito para fazer um grande campeonato, jogando todas as partidas com vontade e muita garra”, complementou o pivô osasquense, Tom.
Já o Tricolor, vice-campeão da Liga Ouro, é comandado por Claudio Mortari, um dos técnicos mais vencedores do basquete nacional, esse fator, aliado ao elenco forte que foi montado, pode levar a equipe do Morumbi a alçar voos altos neste estadual. Para tanto, o São Paulo FC contratou uma série de jogadores: o norte-americano Shamell (lateral – ex-Mogi), Jefferson William (ala/pivô – ex-Bauru) e Desmond Holloway (ala/armador – ex-Ferrocarril/Argentina), Renan Lenz (pivô – ex-Paulistano), Georginho de Paula (ala/armador – ex-Paulistano), Douglas Kurtz (pivô – ex-Basquete Cearense), Mamedes (pivô – ex-Pinheiros) e Cassiano (ala – ex-Campo Mourão), entre outros.
“Montamos um elenco de muita qualidade individual e o desafio agora é desenvolver a parte coletiva, mas conseguimos mesclar talentos consagrados com jovens de enorme potencial e estamos trabalhando há algum tempo juntos. O Campeonato Paulista será extremamente difícil, mas tenho confiança de que entraremos em condições de brigar pelas duas conquistas. Ainda estamos no começo, sabemos que o entrosamento só vem com o tempo, mas é um grupo extremamente profissional e comprometido”, avaliou Mortari.
Outro ‘caçula’, a Unifae/São João da Boa Vista, faz seu primeiro jogo na elite do basquete paulista contra o tradicional Paulistano/Corpore, no ginásio Municipal Nildes Fontão de Souza (CIC), em São João da Boa Vista (SP).
A equipe são-joanense apresenta um retrospecto amplamente positivo nas últimas competições que disputou: foi campeão da Série A-2 do Campeonato Paulista na última temporada, teve excelente participação no Campeonato Brasileiro, ficando na terceira colocação, e garantiu a medalha de ouro nos Jogos Regionais deste ano.
“Sabemos das dificuldades que vamos encontrar neste Campeonato Paulista, mas tentaremos surpreender com o conjunto que formamos no início do ano, além de contar com a força da nossa torcida nos jogos em casa”, destaca o técnico Paulo Renor Rosa Junior, da equipe são-joanense.
O Paulistano/Corpore, do técnico Regis Marreli, contratou alguns reforços: Felipe Ruivo (armador – ex-Pinheiros), Maique de Oliveira (ex-Botafogo-RJ) e o armador norte-americano Dominique Coleman (ex-Minas Tênis). Entre os destaques da temporada passada, permaneceram o armador Yago Mateus, o lateral Eddy Carvalho e os pivôs Guilherme Hubner, Victão e Dikembe André.
“Remodelamos bastante a equipe, serão cinco ou seis garotos do Sub-19 e Sub-21 participando do elenco e trouxemos alguns reforços, além de manter alguns jogadores da temporada passada. O Campeonato Paulista será muito legal para vermos como a equipe vai encaixar e também para os mais jovens ganharem experiência; o estadual é muito legal e o Paulistano/Corpore vem de duas finais consecutivas”, comentou Marreli.
O estadual de 2019 conta com a participação de 13 equipes, que na fase inicial estão divididas em dois grupos:
Grupo A: América/Unirp/SMEL (São José do Rio Preto), Basquete Osasco (Osasco), EC Pinheiros (São Paulo), Mogi das Cruzes Basquete (Mogi das Cruzes), LSB/Flex (Sorocaba), São Paulo FC (São Paulo) e Sesi Franca Basquete (Franca).
Grupo B: Bauru Basket (Bauru), Paulistano/Corpore (São Paulo), Rio Claro Basquete (Rio Claro), São José Basketball (São José dos Campos), SC Corinthians Paulista (São Paulo) e Unifae/São João (São João da Boa Vista).
De acordo com o regulamento, na fase inicial as equipes jogam entre si, em turno e returno, dentro de seus grupos; e os dois primeiros de cada chave avançam diretamente às quartas-de-final. As demais equipes se enfrentam nas oitavas-de-final (3º x 6º e 4º x 5º) para definir mais quatro classificados. Os playoffs oitavas-de-final, quartas-de-final e semifinal serão descidos em série melhor-de-três. Já a decisão ocorre em melhor-de-cinco.