Briga promete ser boa na Divisão de Acesso
O Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão 2024, a Divisão de Acesso, será aberta nesta sexta-feira (09 de agosto), com a realização de dois jogos: Basquete Santos/Instituto De Rosis/FUPES x Basquete Pinda e Associação Atlética de São Caetano x Itaquaquecetuba Basquete.
O Basquete Santos/Instituto De Rosis/FUPES recebe o Basquete Pinda, às 19h30 (de Brasília), na Arena Santos, na cidade de Santos (SP).
O time santista, comandado pelo técnico Daniel Leque (foto), que é o atual campeão desta competição, manteve a base das últimas temporadas e conta ainda com algumas novidades. “Eu acho que vai ser um ótimo jogo, o Basquete Pinda vem de uma preparação da Copa Paulista e nós do Campeonato Brasileiro. Trabalhamos firmes para podermos fazer um bom jogo e uma ótima competição”, destacou o ala/armador Cris Silva, um dos reforços do representante do Litoral.
A equipe do Vale do Paraíba, dirigida pelo técnico cubano Armando Díaz (foto), mantém a sequência, pois vem disputando esta competição há alguns anos, com franca evolução. “Para o jogo de estreia estamos otimistas, pensando primeiramente fazer um bom jogo. Estamos cientes da qualidade e do potencial do time de Santos, que é o atual campeão deste campeonato e conta com jogadores que jogam juntos há vários anos. Então, nos preparamos bem, já que será uma estreia bem difícil. A nossa equipe está em montagem, faltando algumas peças, mas nos preparamos para fazer uma boa partida inicial”, relatou Armando.
No outro confronto, a Associação Atlética de São Caetano enfrenta o ‘caçula’ Itaquaquecetuba Basquete, às 19h30 (de Brasília), no ginásio Municipal Delenice Ribeiro, em São Caetano do Sul (SP).
O representante do Grande ABC, dirigido pelo técnico Marco Aurélio Sacheta (foto), também vem jogando essa competição há alguns anos e mantém a base da temporada passada. “Início de Campeonato as equipes ainda estão em transição do primeiro para o segundo semestre. Dei um descanso para equipe após o título dos Jogos Regionais e voltamos há 10 dias, mas fizemos bons treinos. A expectativa e de fazer um bom jogo, principalmente abrindo o campeonato em casa. Mantivemos o mesmo elenco do primeiro semestre então fica mais fácil ir voltando ao ritmo de jogo”, explicou Sacheta.
Já o ‘caçula’ Itaquaquecetuba Basquete (foto) tem um projeto novo da cidade Itaquaquecetuba, com boas equipes no sub-17 e no sub-18 O técnico Rodislein Antunes trabalha para que em quatro anos esses jogadores tenham oportunidade jogar a Divisão Especial. Quando chega nessa idade, segundo Antunes, o trabalho do treinador acaba, pois essa é a primeira oportunidade de terminar um ciclo de jogador.
“Estamos bastantes ansiosos para a nossa estreia, temos jogadores jovens que vem trabalhando muito duro para jogar contra grandes equipes. É a primeira vez que Itaquaquecetuba irá disputar a Federação e esperamos surpreender da melhor forma”, complementa Gabriel Vieira Alexandre, assistente técnico, que estará no comando da equipe nesta estreia.
Sistema de disputa
Na fase inicial, os sete times participantes jogam entre si, em turno e returno. Os dois primeiros colocados se qualificam diretamente para a série melhor-de-três do playoff – semifinal. Já as equipes qualificadas do terceiro ao sexto lugar jogam a série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final e os dois vencedores também asseguram um lugar na semifinal. Os ganhadores da semifinal garantem vaga na série melhor-de-três do playoff – final, que vai apurar o grande campeão do Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão 2024.
Os clubes participantes são esses: Associação Atlética São Caetano (São Caetano do Sul), Basquete Diadema, Basquete Pinda (Pindamonhangaba), Basquete Santos/Instituto De Rosis/Fupes (Santos), Cravinhos Basketball, Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí e Itaquaquecetuba Basquete.