Onze equipes estão na luta pelo título estadual, que começa neste domingo (31)
O Campeonato Paulista Masculino 2022 começa neste domingo (31 de julho), com a realização de dois jogos: Rio Claro Basquete x Paulistano/Corpe e Sesi Franca Basquete x Liga Sorocabana de Basquete.
A partida de abertura do estadual acontece no ginásio Municipal de Esportes Felipe Karam, em Rio Claro (SP), com o duelo entre Rio Claro Basquete e Paulistano/Corpe, às 11h (de Brasília).
A equipe rio-clarense, comandada pelo técnico Fernando Penna, deu uma reformulada no elenco, trazendo esses reforços: João Vitor (pivô – ex-Unifacisa), o norte-americano Kenny “Pequeno Notável” Dawkins (armador – ex-Cerrado Basquete), o também norte-americano Desmond Holloway (lateral – ex-Fortaleza/Basquete Cearense), Wesley Sena (pivô – ex-Caxias do Sul Basquete) e Humberto da Silva (armador/ala – ex-Caxias do Sul Basquete).
“Estou feliz e honrado por liderar o Rio Claro Basquete por mais uma temporada e jogar mais um Campeonato Paulista, além de estar bastante motivado para esta estreia. Sabemos que é um campeonato duríssimo, com grandes equipes, que vai ter uma briga muito grande para estar entre os oito melhores. Cada jogo é importante e vamos estrear na nossa casa, perante o nosso torcedor”, comentou Fernando Penna.
“Apesar da preparação curta, sabemos que dentro de casa, o torcedor rio-clarense tem uma força e um peso grande para iniciarmos a competição, por isso, esperamos iniciar com uma vitória mesmo sabendo que enfrentaremos uma equipe composta por jogadores jovens, que está com um pouco mais de ritmo do que nós. Dentro da superação vamos tentar começar o campeonato, quer é curto, com uma grande vitória dentro de casa”, completou o técnico do Rio Claro Basquete.
O Alvirrubro, dirigido pelo técnico Demétrius Ferraciú, também mexeu em seu elenco para esta nova temporada. Até o momento chegaram: Adyel Borges (armador – ex-SesiFranca), Kevin Crescenzi (ala/armador – ex-Unifacisa), Gui Abreu (ala – ex-Pinheiros), Felipe “Bambino” Motta (lateral – ex-Fortaleza Basquete Ceanrese) e Alex Dória (ala/pivô – ex-São Paulo). O Paulistano/Corpe confirmou permanências importantes, como o ala Anderson Barbosa, o ala/pivô Lucas Dória e os pivôs Brunão Cardoso e Andrezão Felipe.
“A estreia é sempre um jogo mais tenso e nervoso, até porque as equipes não estão 100% prontas. Elas vão se adaptando e construindo os seus sistemas durante a temporada. Tudo isso leva um tempo e não é no jogo de estreia que vai acontecer tudo certinho, mas estamos com uma equipe renovada, bem jovem e que vai buscar o entrosamento. O que esperamos é uma equipe aguerrida, que vai se entregar em todos os jogos, como se fosse o último da nossa vida, colocando muita energia dentro da quadra”, analisou o técnico Demétrius Ferraciú.
“Em relação ao sistema, vamos adaptando, evoluindo e estudando o que podemos fazer a cada jogo e a cada etapa da competição. Estamos cientes que será um campeonato equilibrado, com as equipes podendo vencer em qualquer lugar. Isso demonstra o quão forte é o campeonato. Esperamos fazer um grande jogo diante do Rio Claro, colocando toda energia do nosso jovem time em quadra para sairmos com a vitória”, completou o comandante do Paulistano/Corpe.
Um pouco mais tarde, o Sesi Franca Basquete recebe a Liga Sorocabana de Basquete, às 17h (de Brasília), no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP).
Sempre apontado como favorito em qualquer competição que dispute, o time francano, que é comandada pelo técnico Helinho Garcia, integrante da comissão técnica da Seleção Brasileira, manteve a sua forte base das últimas temporadas, apostando no conjunto e no entrosamento.
“Iniciamos muito felizes por tudo que foi feito na temporada passada, mas agora é o momento de focar o Campeonato Paulista, que tende a ser equilibrado, pois conta com grandes equipes, que investiram. Nós iremos passar por diferentes momentos neste estadual. Vamos iniciar com a equipe completa, posteriormente teremos jogadores e eu também na Seleção Brasileira, momento esse que estaremos dando força para atletas jovens, que vem da base. Então, é um momento delicado, mas tenho certeza que iremos superar com união, força e determinação, além do apoio de uma torcida que empurra a equipe do começo ao fim, independentemente de quem esteja na quadra”, relatou Helinho Garcia.
“Sempre temos como objetivo lançar jogadores da base. E, durante o Campeonato Paulista, os atletas jovens irão ganhar espaço. Eles estão no processo de amadurecimento e vamos ter que dar a força necessária para que eles possam crescer”, complementou o treinador do Sesi Franca Basquete.
Já a equipe sorocabana, comandada pelo técnico Rinaldo Rodrigues, chega para realizar uma boa campanha, fazendo a mescla de jogadores experientes e outros novos, que estão buscando seu espaço. Os reforços são: Igor Araújo (armador – ex-Bauru Basket), Aquiles Ferreira (ala – ex-Pato Basquete), o panamenho Oscar Garcia (ala/armador – ex-Choros de Tiquiri/Panamá) e o norte-americano Jamison Kyree (armador – ex-Bupa Luxol/Malta).
“As expectativas são boas não só para esse jogo, mas também para toda a competição. A equipe se preparou forte, cada dia estamos nos entendemos mais e mais. Sabemos da qualidade da equipe de Franca, então vamos trabalhar em cima disso e tentar impor nosso ritmo defensivo”, comentou o ala/armador Gui Santos, da Liga Sorocabana.
Sistema de disputa
Fase de Classificação: as onze equipes participantes jogam entre si, em turno único. Os cinco melhores qualificados avançam para a etapa seguinte, compondo do Grupo A, enquanto os demais classificados formam o Grupo B.
Fase de Classificação – Realinhamento: os times classificados o Grupo A e Grupo B jogam em turno único em suas respectivas chaves, com mando invertido em relação à fase anterior, mas carregando os resultados obtidos nos jogos realizados entre si na Fase de Classificação.
As agremiações integrantes do Grupo A irão apurar as colocações de primeiro a quinto lugares para disputar o Playoff – Quartas-de-final. Já os times do Grupo B vão apurar as colocações de sexto ao 11º lugar e estarão classificados para a disputa o Playoff – Quartas-de-final, o sexto, sétimo e oitavo colocados.
Playoff – Quartas-de-final (melhor-de-três): 1º colocado x 8º colocado, 2º colocado x 7º colocado, 3º colocado x 6º colocado e 4º colocado x 5º colocado (seguindo a classificação obtida na fase inicial)
Playoff – Seminal (melhor-de-três): reúne os vencedores do playoff – quartas-de-final
Playoff – Final (melhor-de-três): reúne os vencedores do playoff – semifinal
As equipes participantes são essas: AZ Araraquara Basquete (Araraquara), Basket Osasco (Osasco), Bauru Basket (Bauru), CA Paulistano/Corpe (São Paulo), EC Pinheiros (São Paulo), Liga Sorocabana de Basquete (Sorocaba), Rio Claro Basquete (Rio Claro), SC Corinthians Paulista (São Paulo), São José Basketball (São José dos Campos), São Paulo FC (São Paulo) e Sesi Franca Basquete (Franca).