Competição nacional começa no ‘Dia Internacional da Mulher’

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa 2025) será aberta neste sábado (08 de março), ‘Dia Internacional da Mulher’, às 11h (de Brasília), com a partida entre SC Corinthians Paulista (SP) e Pontz São José Basketball, no ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (Parque São Jorge), em São Paulo (SP).

Yasmin, Guidorizzi e Ariadna / Foto: Divulgação

O Timão manteve apenas três jogadoras em relação à competição passada: a pivô Mari Dia, a lateral cubana Ariadna Felipe e a também lateral Julia Mansilha (ex-Ourinhos Basquete/AOBE). Entre as caras novas estão: Tayná “Nazinha” Reis (armadora – Unimed/Campinas), Beatriz Oliveira (armadora – ex-AD Santo André), Milena Rodrigues (ala/pivô – ex-BF Blumenau), Yasmin Gonçalves (armadora – ex-AD Santo André), Licinara Bispo (pivô – ex- Unimed/Campinas), Alana Gonçalo (armadora ex-Sampaio Basquete) e Tassia Carcavalli (armadora – ex-AD Santo André).

“Sabemos que não é somente o jogo de estréia da nossa equipe, como também da LBF. Por isso, todos os holofotes estarão voltados para esse confronto e teremos que segurar a ansiedade para colocarmos em prática tudo aquilo que treinamos no período de preparação”, comentou o técnico Bruno Guidorizzi.

“A equipe está bem reformulada e estamos cientes que o entrosamento ocorre naturalmente com o tempo, porém, contamos com a excelente estrutura do SC Corinthians Paulista para realizar uma boa pré-temporada e chegar a este primeiro jogo na melhor condição possível. O objetivo é fazer uma boa estréia em casa”, completou o comandante do SC Corinthians Paulista.

Leandro Leal / Foto: Léo Lenzi/Agência NTZ

Já o representante joseense dará sequência ao crescimento do projeto, participando mais uma vez desta competição nacional. Para esta edição, o time comandado pelo técnico Leandro Leal terá um elenco renovado, mas ainda assim mantendo a proposta de mesclar atletas formadas nas equipes de base do próprio Pontz São José Basketball, com alguns reforços mais experientes.

“Feliz em podermos dar continuidade ao nosso projeto e representar a cidade de São José dos Campos em mais uma edição da LBF. Quero agradecer a Prefeitura Municipal de São José dos Campos e aos patrocinadores pelo incentivo e investimento no esporte”, comentou Leal.

“Estréia é sempre um momento diferente, nervosismo e alegria em podermos participar do jogo de abertura do campeonato. Mais uma vez contra Corinthians e com um cenário diferente, pois estamos num momento de ajustes e cientes que teremos que passar por algumas dificuldades neste início de competição. Mas, iremos evoluir e brigar pela melhor classificação possível e partir participar dos playoffs neste ano”, complementou o comandante do Pontz São José Basketball.

O Pontz São José Basketball renovou com: Juliana Souza (ala/pivô), Mayara Leôncio (ala), Giovana “Giih” Sousa (ala) e Lau Isaias (pivô). Já as contratadas são: Ana Júlia (armadora – ex-Sodiê Mesquita-RJ), a colombiana Manu Rios (armadora – ex-NB Ponta Grossa-PR) e a colombiana Jenifer Muñoz (armadora – ex-Indeportes Antioquia-COL). O clube anunciou ainda que algumas jogadoras da base integração o elenco adulto: Isabelly Hadassa, Suelen, Ana Beatriz, Alexandra Eggers, Sara Martins e Isadora Mileo.

Ainda neste dia inicial, às 18h (de Brasília) o BF Blumenau (SC) recebe a estreante ADRM Maringá (PR), no ginásio de Esportes Sebastião Cruz (Galegão), em Blumenau (SC).

André Soares / Foto: Divulgação

Cada vez mais experiente na competição, o representante catarinense chega com objetivos definidos, ou seja, quer estar entre os times que avançam ao playoff. Para essa temporada, uma mudança no comando técnico: Bruna Rodrigues deixou o cargo de treinadora por questões particulares e passou desempenhar a função de supervisora, sendo substituída André Soares, que era o seu assistente.

“A equipe está preparada para esta estréia, pois já vem trabalhando junta há um mês. O grupo se apresentou completo no dia 03 de fevereiro, mas já estávamos treinando com as meninas que haviam renovado. Tenho certeza que vamos crescer muito e evoluir ao longo da temporada, sendo assim do primeiro ao último jogo. É claro que nossa equipe teve uma grande mudança no elenco e as jogadoras possuem um perfil bem jovem. Meninas que já estavam disputando a LBF, mas que vinham buscando o seu espaço e estavam atrás de oportunidade”, comentou André.

“A expectativa é agregar bastante o grupo, que precisa ser aguerrido para crescer a todo o momento. O tempo não é grande, por isso sempre comento com as jogadoras: temos que errar cedo e corrigir rápido. Com relação à estréia, será um jogo cego para os dois lados, visto que os times não o se conhecem. Sabemos quem joga, mas não conhecemos a forma de atuar. Por isso, o maior desafio nesta primeira partida será reconhecer aquilo que o adversário está tentando fazer e procurar o ajuste rápido, transferindo o problema para o outro lado. Essa será a dinâmica do jogo inicial”, completou o técnico do time catarinense.

Os reforços do BF Blumenau são esses: Maite Ramirez (ala/armadora – ex-São José), Emily Florentino (lateral – ex-Sodiê Mesquita), Melissa Oliveira (pivô – ex-AD Santo André), Rayane Freitas (lateral – ex-Sodiê Mesquita) e Manuela Malta (armadora – ex- Unimed/Campinas). Seguem na equipe: Sil Gustavo (pivô), Amanda Mattos (armadora), Vitória Kons (armadora) e Pétula Ferreira (pivô). Além das jovens, Olívia dos Santos, Manuela Conegero e Amanda Luchini, que são oriundas da base e passam a integrar o elenco.

‘Caçula’ ADRM Maringá / Foto: Divulgação

Já o ‘caçula’ paranaense almeja fazer um bom primeiro ano na competição nacional se apresentando bem e demonstrando competitividade. A ADRM Maringá realizou três contratações para trazer experiência ao grupo de base jovem: Jennifer Moura (pivô – ex-BF Blumenau), Thailane Monteiro (pivô – ex-Sesi Araraquara) e Lorena da Silva (pivô – ex-Ituano Basquete). Além delas, a equipe conta com outras jogadoras que disputaram a Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa): Mavi da Silva (ala/pivô), Thainá Oliveira (ala/armadora) e Duda Pereira (armadora).

“Essa é a primeira LBF na história de Maringá e estamos otimistas para essa participação inicial, não em relação à classificação, mas sim dentro daquilo que a equipe pode chegar a produzir, se mostrando competitiva. Nossa base é jovem e a maioria das atletas é sub-23, ou seja, o mesmo grupo que foi campeão Paranaense, dos Jogos Abertos e do Sul-brasileiro. Além disso, fizemos algumas contratações”, destacou o técnico Rafael Oliveira.

“A grande maioria das nossas atletas vai jogar esta competição pela primeira vez, não sabemos o que pode ocorrer lá na frente. Mas, o trabalho, à intensidade dos treinamentos e a proposta é de um time muito intenso na defesa, com saída rápida para o ataque e procurando a cesta. O único objetivo do grupo é ser bem competitivo”, completou o treinador da ADRM Maringá.

Equipes participantes: Unimed/Campinas (SP), BF Blumenau (SC), AD Santo André (SP), Pontz São José Basketball (SP), Sodiê Mesquita (RJ), Sampaio Basquete (MA), Sesi Araraquara (SP), SC Corinthians Paulista e os estreantes ADRM Maringá (PR), Cerrado Basquete (DF) e Ourinhos Basquete/AOBE (SP).

Sistema de disputa: na fase inicial os 11 times jogam entre si, em turno e returno, completando 22 rodadas. As oito melhores equipes ao final dos dois turnos se qualificam para o playoff – quartas-de-final (melhor-de-três). Posteriormente, ocorre o playoff – semifinal (melhor-de-três), reunindo os vencedores das quartas. Já na série decisiva, que conta com os ganhadores das semifinais, à disputa ocorre em melhor-de-cinco jogos. A tabela completa pode ser conferida neste link.

A Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa) é uma competição organizada pela Liga de Basquete Feminino (LBF), que conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).