O ex-jogador da seleção alemã e superestrela da NBA (liga profissional norte-americana), Dirk Nowitzki, foi anunciado, na quinta-feira (16 de maio), como Embaixador Global da FIBA Copa do Mundo Masculina – 2019. O ídolo maior do Dallas Mavericks é o terceiro ícone internacional a ser nomeado, juntando-se ao chinês Yao Ming e ao norte-americano Kobe Bryant.
E Nowitzki teve uma carreira notável vestindo a camisa da Alemanha e, consistentemente, foi uma estrela em competições da FIBA durante a maior parte de duas décadas (1999-2015). Em 2002, Dirk levou seu país ao seu melhor resultado na Copa do Mundo: o terceiro lugar – a única medalha do país em nível mundial (Copa do Mundo e Jogos Olímpicos). Ele foi nomeado o MVP do torneio, além de ter sido o maior pontuador, com média de 24 pontos por jogo.
Três anos depois, Nowitzki liderou a Alemanha até a final do FIBA EuroBasket 2005, ficando com o segundo lugar, atrás da Grécia. No ano seguinte, o atleta de 2m13 registrou seu melhor desempenho individual de pontuação na equipe nacional em um jogo oficial, com 47 pontos em uma vitória por 113 a 108, na prorrogação, contra Angola na fase de grupos do Mundial de 2006.
Em 2008, a estrela liderou a Alemanha na final do Torneio Pré-olímpico, assegurando a presença do seu país nos Jogos Olímpicos de Pequim, encerrado uma ausência de 16 anos fora das Olimpíadas. Dirk foi o porta-bandeira para a delegação alemã durante a Cerimônia de Abertura. Em 2011, depois de liderar o Dallas Mavericks na conquista do primeiro título da NBA – e ganhando as honras do MVP da NBA das Finais – ele retornou para a seleção alemã no EuroBasket, na Lituânia, fazendo a sua última aparição em seu país na edição de 2015 da maior competição da Europa, jogando em casa, na capital alemã Berlim.
Como Embaixador Global, Nowitzki ajudará a promover a Copa do Mundo, participando de atividades no ‘Road to China 2019’, além de estar presente na competição da FIBA. “Estou muito animado para me tornar Embaixador para a Copa do Mundo de 2019. É uma honra me juntar ao Yao Ming e ao Kobe Bryant, alguns dos meus contemporâneos e maiores rivais, assumindo este papel de prestígio”, comentou.
“Tenho tantas boas lembranças de jogar as principais competições do basquete internacional. Vestir a camisa da seleção e representar meu país em competições da FIBA sempre foi uma fonte de imenso orgulho. Tive a sorte de me apresentar nos maiores palcos do mundo (Copas do Mundo, Jogos Olímpicos e EuroBaskets), ajudando a Alemanha a terminar em terceiro no Mundial de Indianápolis, em 2002, que está entre os melhores momentos da minha carreira. Ao longo das últimas duas décadas, tenho visto pessoalmente o nível de jogo internacional evoluir e crescer. Uma Copa do Mundo com 32 equipes pode levar o time nacional a um nível nunca antes alcançado e pode ser o evento mais competitivo”, complementou Nowitzki.
Já o secretário-geral da Federação Internacional, Andreas Zagklis, enalteceu a presença do alemão entre as estrelas que vão ajudar a divulgar a Copa do Mundo. “É um grande privilégio e honra para a FIBA ter um ícone como Dirk Nowitzki e Yao Ming e Kobe Bryant como Embaixadores Globais”, comentou.
“O Dirk tem desempenhado um papel de liderança nas principais competições da FIBA, representando a Alemanha com orgulho e comprometimento. Ele se apresentou para sua equipe como o superstar que ele é, sempre deixando fãs e espectadores admirados e querendo ver mais. Ele é entre os melhores jogadores da história do basquete internacional e estamos felizes em tê-lo como parte do histórico evento na China em 2019”, finalizou Zagklis.