Cestinha da partida salienta importância das vitórias em casa
O Jogo das Estrelas 2020 terá em sua programação a segunda edição do Desafio Novas Estrelas, que promove o duelo entre as principais promessas Sub-20 de Brasil e Argentina, oferecido por McDonald’s e com apoio da Nike. A partida está marcada para o dia 20 de março, no ginásio Estadual Geraldo José de Almeida (Ibirapuera), em São Paulo (SP), às 19h30 (de Brasília), com transmissão pelos canais Fox Sports e ESPN.
Os jogadores Sub-20 que defenderão o Brasil serão: Gabriel Campos (EC Pinheiros), Matheusinho (Flamengo), Adyel (Sesi Franca), Jonas Buffat (EC Pinheiros), Gui Carvalho (Minas Tênis Clube), Pedro Nunes (Flamengo), Márcio (Sesi Franca), Edu Sanchez (Paulistano/Corpore), Mãozinha (Pinheiros), Nathan Mariano (Sesi Franca), Ruan (Flamengo) e Sérgio Conceição (São José).
Os atletas foram definidos através de indicações de nove técnicos de base do Brasil, estes que foram indicados pelo Conselho Técnico da Liga Nacional de Basquete. Esses treinadores selecionaram listas de dez atletas, e os dez mais votados foram selecionados.
Para completar a lista dos 12, foram selecionados dois atletas que participaram do Nike Elite Camp, realizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) e pela Nike no último mês. Edu Sanchez (Paulistano) e Nathan Mariano (Franca) foram os dois jogadores Sub-17 selecionados pelo argentino Ricardo Bojanich e seus auxiliares no camp, que ocorreu na sede do Corinthians, em São Paulo (SP).
Outra grande novidade do evento será a presença de um padrinho para cada equipe. E não são padrinhos quaisquer. Pelo lado brasileiro, será Leandrinho Barbosa (Minas Tênis Clube), campeão da NBA e titular do NBB Brasil no Jogo das Estrelas. Já do lado argentino, essa figura será ocupada pelo lendário ex-jogador Pepe Sánchez, campeão olímpico e ex-atleta da NBA.
Campeão em 2015 e eleito o Melhor Sexto Homem da NBA em 2007, Leandrinho também é o cestinha da atual edição do NBB CAIXA, com média de 20,7 pontos por jogo. Ele também estará no Jogo das Estrelas 2020 atuando pelo NBB Brasil no duelo contra o NBB Mundo.
Por sua vez, Juan Ignacio Sánchez, o Pepe Sánchez foi medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004 pela seleção da Argentina. Em sua carreira, o ex-armador também atuou por Philadelphia 76ers, Atlanta Hawks e Detroit Pistons na NBA. Na Europa, defendeu clubes como Panathinaikos (GRE), Barcelona (ESP) e Real Madrid (ESP).
Dez dos 12 jogadores convocados para defender o Brasil no desafio participaram a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) de 2019. MVP do torneio do ano passado, Jonas Buffat, do Pinheiros, será um dos principais jogadores brasileiros no desafio.
Dois dentre os 12 convocados já possuem história com a camisa da Seleção Brasileira: Mãozinha (Pinheiros) e Pedro Nunes (Flamengo) foram campeões do Sul-Americano Sub-21 de 2019, em cima da Argentina.
Auxiliar do Brasil no primeiro Desafio Novas Estrelas, David Pelosini, técnico da equipe Sub-19 do EC Pinheiros, será o treinador principal da equipe e auxiliado por Jhonatan Cintra, do Franca.
O Desafio Novas Estrelas é apresentado pelo McDonald’s e está alinhado com o tradicional McDonald’s All-American Championship, realizado nos EUA com participação dos atletas destaques das escolas. Já passaram por esse evento grandes nomes da NBA, como Michael Jordan, Shaquille O’Neal, Kevin Durant e Kobe Bryant. A Nike, marca oficial do NBB CAIXA, também apoia a partida entre os principais talentos sub-20 do Brasil e da Argentina.
O Jogo das Estrelas 2020 acontecerá nos dias 20 e 21 de março, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP). No primeiro dia serão realizados os torneios individuais (Habilidades, 3 Pontos e Enterradas) e o Desafio de Novas Estrelas entre Brasil e Argentina (Sub-20). Enquanto isso, no segundo dia, será a vez do tradicional confronto entre NBB Brasil e NBB Mundo.