Sete equipes disputam esta edição do estadual
O derby entre Pró-Esporte/Sorocaba a Ituano Basquete abre o Campeonato Paulista Feminino 2022, neste sábado (20 de agosto), às 15h (de Brasília), no ginásio da Escola Portal, em Sorocaba (SP).
O time sorocabano, comandado pelo técnico Marcinho, segue o trabalho de contar com jogadoras jovens, que buscam o seu espaço no adulto, com algumas mais experientes que auxiliam no processo de evolução.
“Nossa equipe mais uma vez entra com a proposta de abrir mercado para jogadoras novas. Teremos a Aruzha como jogadora mais experiente do grupo, mas pretendemos trazer mais uma atleta com experiência para auxiliar as mais novas durante a competição. Vamos buscar melhorar a parte física e técnica da equipe durante o campeonato e tentar uma vaga para os playoffs”, explicou Marcinho.
“Para a primeira partida, contra o Ituano, estaremos com um grupo mais reduzido, mas a partir da segunda rodada, contra o Sesi Araraquara, iremos acrescentar mais uma ou duas jogadoras na nossa rotação”, complementou o comandante da Pró-Esporte/Sorocaba.
As novidades do time sorocabano para esse estadual são: Rayane Sant’Anna (ala/armadora – ex- Sodiê Doces/Mesquita/LSB RJ), Rafaelle (ex-Joinville) e Larissa Abreu (pivô – ex-Bebidas Poty/Tietê/BAX Catanduva). Já Aruzha Michaski (armadora) e Lorena da Silva (pivô) seguem no grupo, que terá também as jovens Nicole Massuda (ala/armadora), Rebeca Bueno (ala/armadora) e Luana “Sereninha” Herculano (armadora), do sub-18.
Já a equipe ituana, dirigida pelo técnico Bruno Guidorizzi, terá desfalques no começo do estadual, por isso, inicialmente a base será jovem.
“Ainda estamos numa fase de montagem de elenco e trabalhando no novo modelo de jogo. Mas, as atletas que seguem conosco estão trabalhando muito forte para uma ótima estreia, além também de ser uma oportunidade para as atletas da nossa base mostrarem seu potencial na equipe profissional”, comentou Guidorizzi.
A equipe ituana, até o momento, acertou o retorno da pivô Maria Carolina, ex-Sport/Glória do Goitá. Por outro lado, deixaram o elenco a lateral Rapha Monteiro e
armadora Débora da Costa.
Já Tati Pacheco é dúvida para o Campeonato Paulista. Por conta de uma lesão no joelho, a ala ainda não está liberada para atuar. A pivô Mari Dias continua se recuperando da lesão que sofreu na Liga de Basquete Feminino (LBF) e tem retorno previsto para o final de setembro.
Além dos já citados, o estadual feminino terá estes participantes: AD Santo André, Bebidas Poty/Tietê/BAX Catanduva, FR/SEMELP Pindamonhangaba, Sesi Araraquara e Vera Cruz/Campinas.
Sistema de Disputa
Na fase inicial, os times participantes jogam entre si, em turno e returno. O líder e o vice-líder avançam diretamente a semifinal. Já as equipes classificadas do terceiro ao sexto lugar disputam a série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final – 3º colocado x 6º colocado e 4º colocado x 5º colocado. Os dois vencedores das quartas também disputam a série melhor-de-três do playoff – semifinal.
Já os ganhadores da série semifinal decidem o título do Campeonato Paulista Feminino 2022 na série melhor-de-três do playoff – final.