O departamento médico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) está lançando mais um Programa de Prevenção de Lesão no Basquete. O projeto, chamado “CBB12”, tem o objetivo de conscientizar os atletas da necessidade dos exercícios de prevenção como parte da sua rotina de treinamento.

 

O coordenador do departamento médico da Confederação, Carlos Vicente Andreoli, destacou alguns aspectos importantes do programa. “A característica principal é a disseminação de informações de saúde a todos os atletas de basquete do Brasil, estímulo ao preparo do atleta para competição e realização de uma série de exercícios preventivos às lesões”, explicou o médico.

O desenvolvimento do programa de prevenção foi baseado em estudos científicos já padronizados em outros esportes e adaptados ao Basquete. Para Andreoli, o programa de lesões relacionado ao basquete é extremamente necessário.

“As lesões são prejudiciais tanto para o desempenho individual quanto para o desempenho da equipe. Temos como consequências negativas das lesões: o afastamento dos treinos e jogos, a perda de produtividade e o alto custo dos cuidados de saúde, este um componente crítico para qualquer esporte. Por isso, nosso maior desejo é atingir e conscientizar a todos os atletas de basquete no Brasil,” finalizou.

O programa foi desenvolvido pelos profissionais: Marina Stefani, Luis Carlos Vicente Andreoli, Paulo Roberto Szeles, Felipe Tadiello, Vita Haddad, Bruno Nicolaci, Vinicius Castro, Bruno Secco, Izabel Cristina Castro Rosa, Thaís dos Reis de Souza e Jordana Reis da Silva.