A boa campanha da Seleção Brasileira masculina de Basquete 3×3 não foi à toa. Nos últimos anos, o Departamento da modalidade da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) vem trabalhando intensamente para popularizar o esporte no Brasil. A modalidade, que estreia em Tóquio 2020 no programa olímpico, também faz parte dos Jogos Escolares no Rio de Janeiro, teve clínicas durante os Jogos Escolares da Juventude, junto ao Time Brasil, está nos Campeonatos Brasileiros Interclubes de Base, junto ao CBC, fechou recente parceria com a NBA School e já conta com um Campeonato Brasileiro.
Para 2021, a CBB trabalha com a realização do calendário a partir do segundo semestre para o torneio nas categorias sub-18, sub-23 e adulto, masculino e feminino. Observando a pandemia e a sequência de vacinação no Brasil com a posterior liberação das cidades para eventos, a ideia é trabalhar as competições a partir de agosto/setembro, primeiro com a realização das etapas estaduais com classificação para os regionais (São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Brasília, Recife e Manaus) e posterior classificação regional para a etapa final. Os times que subirem ao pódio, de todas as categorias e naipe, seus atletas terão o direito de pleitearem o Bolsa Atleta.
“Tenho certeza que nossa participação no Pré-Olímpico 3×3, com grandes jogos e vitórias, motivou ainda mais federações estaduais e clubes que construíram seus departamentos de 3×3. E também muitos que surgirão após a Olimpíada de Tóquio. O Campeonato Brasileiro terá etapas em várias regiões do país e promete muito”, garante Francisco Oliveira, Gerente de Desenvolvimento do 3×3 na CBB.
Coordenadora de eventos 3×3 da CBB, Andréa Domingos falou sobre a expectativa para a sequência do ano. “Essa semana tivemos uma reunião a fim de ajustarmos o calendário. Ao avaliar o cenário da maioria dos Estados com relação a pandemia percebemos o óbvio: ainda não há uma boa perspectiva quanto a podermos executar as etapas dos regionais a partir dos meses de junho/julho como era nossa intenção. Desta forma, vamos monitorar para tentar a realização do calendário dos regionais em agosto/setembro. Aproveito também para lembrar a todos que continuamos à disposição para auxiliá-los em qualquer necessidade que surja com relação ao desenvolvimento do 3×3, sobretudo prestar auxílio as federações que já tem planejado, ou já estão executando, seus campeonatos Estaduais de 3×3 pelo e-mail: basquete3x3@basquetebrasil.org.br”, finaliza.