A Basketball African League (BAL) nomeou, nesta terça-feira (11 de fevereiro), o duas vezes NBA All-Star, Luol Deng, como o embaixador global da citada entidade. Após sua aposentadoria de uma carreira de 15 temporadas na NBA, Deng ajudará a aumentar o perfil do BAL em toda a África e ao redor do mundo, enquanto inspira jovens africanos através do basquete.
“Estou emocionado por trabalhar com Luol em seu novo cargo de embaixador global da BAL”, disse o presidente Amadou Gallo Fall. “Ele tem sido um grande líder e um modelo inspirador. Sua jornada notável no basquete inclui uma extraordinária carreira de 15 anos na NBA, duas seleções All-Star e participação nos Jogos Olímpicos de 2012. Luol tem sido parte integrante de nossos esforços de desenvolvimento juvenil e participou de muitas de nossas iniciativas em todo o continente desde 2011. Esperamos trabalhar com ele para estabelecer a BAL como uma liga de basquete profissional de classe mundial”, complementou.
“Estou honrado em representar o BAL como embaixador global “, disse Deng. “Temos uma tremenda quantidade de talentos na África e estou animado que alguns desses talentos sejam exibidos em nossa nova liga. Estou ansioso para acompanhar algumas das principais equipes africanas de clubes quando a temporada inaugural começar no próximo mês e apoiar o BAL na expansão de sua presença em todo o mundo”, relatou.
Nascido em Wau, no Sudão do Sul, Deng foi selecionado com a 7ª escolha pelo Phoenix Suns no NBA Draft de 2004 e, posteriormente, foi negociado para o Chicago Bulls, onde jogou de 2004 a 2014. Ele também jogou no Cleveland Cavaliers (2014), Miami Heat (2014-16), Los Angeles Lakers (2016-18) e Minnesota Timberwolves (2018-19), antes de assinar um contrato de um dia com o Chicago Bulls para se aposentar como um atleta desta franquia antes da temporada 2019-20.
Deng é duas vezes NBA All-Star (2012 e 2013). Ele recebeu o prêmio NBA Sportsmanship Award de 2007 e foi nomeado para a equipe de novatos em 2005, atuado no NBA All-Rookie.
Deng foi membro da equipe nacional da Grã-Bretanha nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, e foi o capitão da equipe África nos Jogos da NBA na África em 2015 e 2017. Ele participa regularmente de iniciativas de desenvolvimento de jovens africanos, incluindo o Basketball Without Borders (BWB) deste continente. Ele foi eleito presidente da Federação de Basketball do Sudão do Sul em novembro de 2019.
A temporada regular inaugural da BAL será realizada no Cairo (Egito), Dakar (Senegal), Lagos (Nigéria), Luanda (Angola), Rabat (Marrocos) e Monastir (Tunísia). Kigali (Ruanda) sediará os primeiros Playoffs e Finais. A NIKE e a Jordan Brand serão as fornecedoras exclusivas em quadra da nova liga profissional.
Detalhes adicionais sobre a Basketball African League (BAL) serão anunciados nos próximos dias.