Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí e Basquete Santos/FUPES/Bluemed/Instituto de Rosis vão jogar pelo título
Estão definidos os finalistas do Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão 2023, a ‘Divisão de Acesso’: Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí e Basquete Santos/FUPES/Bluemed/Instituto de Rosis. A fase semifinal foi disputada nesta sexta-feira (1º de dezembro), na Arena Santos, na cidade de Santos (SP).
No primeiro jogo, o Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí bateu a Associação Atlética São Caetano, por 82 a 72 (47 a 32 no primeiro tempo). O representante de Tatuí comandou o marcador nos dois quartos iniciais, assumindo o comando do marcador e desgarrando. O time de São Caetano do Sul voltou melhor para o terceiro quarto, mas o Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí conseguiu brecar a tentativa de recuperação da Associação Atlética São Caetano para vencer e se garantir na decisão – 30 a 23 (primeiro quarto), 17 a 09 (segundo quarto), 16 a 21 (terceiro quarto) e 19 a 19 (quarto final).
Os maiores pontuadores foram Rafael Castellon (24 pontos) e o norte-americano Jalen Jones (20 pontos, 08 rebotes e 03 assistências), pelo Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí; Thiago Cruz (17 pontos e 04 rebotes) e Matheus Vicente (13 pontos), em favor da Associação Atlética São Caetano.
“Foi um jogo duro, como esperávamos, pois, enfrentamos uma equipe que joga junto há um bom tempo e conseguimos neutralizar as principais forças do São Caetano. Conseguimos administrar e tivemos o controle do jogo na mão, mesmo no nosso momento ruim, que foi no terceiro quarto, mantivemos a diferença na casa de três pontos e vencemos, o que era o mais importante”, comentou o técnico William Drudi, do time de Tatuí.
“Agora, é descansar e acertar os detalhes para enfrenta o Basquete Santos, que é o dono da casa. Mas estamos focados e o time está fortalecido com a sequência de vitórias. A final ocorre em jogo único e não se pode ter muitos erros, já que isso pode custar o título. Vamos nos concentrar e focar para tentar mais um título na nossa quarta final seguida”, completou o comandante do Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí.
Na sequência, o anfitrião Basquete Santos/FUPES/Bluemed/Instituto de Rosis derrotou a Liga Sorocabana de Basquete, por 65 a 56 (28 a 30 no primeiro tempo). Um rendimento muito bom no terceiro período foi determinante para o resultado final do time santista, visto que nos demais períodos o jogo foi equilibrado e com alternâncias. Nos dez minutos finais a equipe sorocabana tentou a recuperação e baixou a diferença, mas a equipe anfitriã conseguiu se manter no comando do marcador para vencer – 19 a 15 (primeiro quarto), 09 a 15 (segundo quarto), 20 a 06 (terceiro quarto) e 17 a 20 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram Gabriel Oliveira (15 pontos) e Bruno Felipe (11 pontos e 07 rebotes), pelo Basquete Santos/FUPES/Bluemed/Instituto de Rosis; Leonardo “Lelê” Oliveira (13 pontos e 03 rebotes), Adler Ribeiro (09 pontos) e Gabriel Soldi (09 pontos e 03 rebotes), em favor da Liga Sorocabana de Basquete.
“Um jogo muito difícil, como prevíamos mesmo, com duas grandes equipes que foram montadas para essa fase. Especialmente no terceiro quarto, entramos com uma intensidade maior, aliás saímos do vestiário cientes que deveríamos correr mais, ou seja, defender forte e fazer os contra-ataques. E foi o que aconteceu. Sabemos que o jogo tem os seus momentos. No final eles crescem, mas soubemos administrar e garantimos o resultado positivo. Agora, é descansar e fazer a preparação para encara o time de Tatuí, que é mais uma grande equipe”, comentou o técnico Daniel Leque, do Basquete Santos/FUPES/Bluemed/Instituto de Rosis.
“Nós sentimos o desgaste e o terceiro quarto foi determinante, fizemos apenas seis pontos. Nós ficamos na frente em dois quartos – primeiro e o último. O time está cansado mesmo e agora vamos brigar pelo terceiro lugar, que não vai ser fácil, mas mesmo desgastados vamos partir para cima do São Caetano”, completou o técnico Rinaldo Rodrigues, da Liga Sorocabana.
O Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí e o Basquete Santos/FUPES/Bluemed/Instituto de Rosis decidem o título do Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão 2023 no domingo (03 de dezembro), ás 12h (de Brasília), na Arena Santos, na cidade de Santos (SP). Na preliminar, às 10h (de Brasília), ocorre a definição do terceiro lugar, envolvendo Associação Atlética São Caetano e Liga Sorocabana de Basquete.