Oito times estarão na luta pelo título

Chegou ao fim o primeiro turno do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) na segunda-feira (23 de dezembro). Para cinco times, tinha muita coisa em jogo: as últimas quatro vagas para a Copa Super 8 2025. Dessa forma, Ceisc/EC União Corinthians (RS), Sesi Franca Basquete (SP), EC Pinheiros (SP) e CR Vasco da Gama (RJ) comemoraram suas classificações nesse final de ano ao torneio ‘mata-mata’ que começa em 25 de janeiro de 2025. Aos que estavam classificados com antecedência, a estes que se juntam ao grupo do G8 e ao restante dos times que não entraram uma pausa de três dias, mas o segundo turno já começa em 27 de dezembro (sexta-feira).

Foram 17 jogos para cada equipe ao longo do turno. O Minas Tênis Clube (MG) garantiu a primeira colocação e venceu o São Paulo FC (SP) de virada (77 a 63), mantendo a invencibilidade na Arena UniBH, único time que não perdeu em seus domínios. O São Paulo FC também garantiu sua vaga na Copa, com o resultado do final de semana contra o Brasília Basquete, e acabou com a oitava colocação.

Foto: Hedgard Moraes/Minas

Um duelo direto pelas vagas reuniu Ceisc/EC União Corinthians e EC Pinheiros. Foi um jogos dos mais aguardados e com um desfecho histórico. Com a vitória (80 a 73), com o ginásio Poliesportivo Prefeito Arno João Frantz (Arnão) com grande público, o Ceisc/EC União Corinthians garantiu sua vaga entre os oito melhores pela primeira vez. Assim como o time de Santa Cruz do Sul (quinto colocado), o Brasília Basquete (quarto colocado) será o outro estreante na edição de 2025.

O EC Pinheiros se beneficiou com a vitória do Minas Tênis Clube sobre o São Paulo FC (SP) e também se garantiu pelos critérios de desempate, com a sexta colocação geral.

Em mais um duelo que interessava à Copa Super 8, mas apenas para o Sesi Franca Basquete, já que o Botafogo FR (RJ) não tinha mais chances. A equipe francana venceu, mesmo jogando fora de casa (86 a 73). A equipe do interior paulista ainda ficou com a terceira colocação no turno pelos confrontos diretos.

O CR Vasco da Gama e Bauru Basket se enfrentam de olho na última vaga que restava, não necessariamente para a oitava colocação. Com a imposição (81 a 63) em seus domínios, o Cruzmaltino classificou-se com a sétima colocação e deixou o Dragão de fora da Copa.

Copa Super 8

25 de janeiro (sábado)
17h: Minas Tênis Clube x São Paulo FC
19h30: Brasília Basquete x Ceisc/EC União Corinthians

26 de janeiro (domingo)
11h: CR Flamengo x CR Vasco da Gama
16h: Sesi Franca Basquete x EC Pinheiros
(*) Todos no horário de Brasília (DF)

De acordo com o regulamento, as partidas serão em jogo único, sempre com o time de melhor campanha como mandante. A competição ocorre de 25 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025.

A Copa Super 8 2025 é uma competição realizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), que não conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).