França (feminino) e Sérvia (masculino) ficaram no lugar mais alto do pódio
Estão definidos os campeões da FIBA 3×3 World Cup 2022, encerrada neste domingo (26 de junho), no Groenplaats, na cidade de Antuérpia, na Bélgica. O selecionado da França foi vencedor no naipe feminino, enquanto a Sérvia confirmou o seu favoritismo e garantiu a conquista no masculino.
Para chegar ao título no feminino, o quarteto francês fechou a fase inicial na segunda colocação do Grupo B, com três vitórias e uma derrota: êxitos sobre o Brasil (22 a 11), Nova Zelândia (16 a 10) e Áustria (16 a 10) e revés diante dos Estados Unidos (20 a 18). Depois, passou pela Mongólia (21 a 09) nas oitavas-de-final; Espanha (15 a 14) na semifinal; e Canadá (16 a 13) na grande final.
A Seleção Brasileira Feminina, formada por Vanessa “Sassa” Gonçalves (AD Santo André), Vitória Marcelino (Unisociesc/Blumenau), Gabriela Guimarães (Sampaio Basquete) e Luana Batista (Unisociesc/Blumenau), realizou sua melhor campanha na história da FIBA Womens 3×3 World Cup 2022, fechando sua participação entre os 12 melhores. O comando da equipe nacional foi da treinadora Elen Rosa.
Já o no naipe masculino, o favorito conjunto sérvio concluiu a primeira fase na liderança do Grupo A, com quatro vitórias: França (22 a 15), Nova Zelândia (21 a 19), Porto Rico (21 a 19) e Brasil (22 a 07). Em seguida, derrotou a Letônia (22 a 17), nas quartas-de-final, e a Bélgica (17 a 12), na semifinal. Na grande final novo êxito, desta vez diante da Lituânia (21 a 16).
A Seleção Brasileira Masculina, Fabrício Veríssimo (Sodiê Salgados/Mesquita/LSB RJ), Renato Scholz (Ipatinga/Academia do Esporte), André Ferros (São Paulo DC) e Willian Weihermann (Ipatinga/Academia do Esporte), decepcionou ao ser eliminada na primeira fase. O comando da equipe nacional foi do treinador Luca Carvalho.