Equipes nacionais disputam a FIBA 3×3 World Cup 2023, de 30 de maio a 04 de junho
As Seleções Brasileiras de Basquete 3×3 estão definidas para a FIBA 3×3 World Cup 2023, que será jogada em Viena, na Áustria, entre os dias 30 de maio e 04 de junho. Após a primeira fase de treinos, os treinadores Luca Carvalho e Rafaella Bauerfeldt anunciaram os quartetos que terão o desafio de fazer a melhor campanha brasileira na história.
No masculino, viajam Jefferson Socas, Jonatas Mello, Léo Branquinho e Ruan Miranda. Já no feminino estão no time Vanessa “Sassa” Gonçalves, Lays da Silva, Thayná Silva e Luana Batista. Os jogadores se apresentam nesta terça-feira (23 de maio) em São Paulo (SP), para uma segunda fase de treinos, e viajam para Viena no dia 28 de maio (domingo).
Na fase inicial da disputa feminina, o Brasil está na Chave A ao lado de França, Holanda, Espanha e Áustria. Os jogos da primeira fase são os seguintes:
– 30 de maio (terça-feira): Brasil x França (12h10) e Brasil x Holanda (14h45)
– 1º de junho (quinta-feira): Brasil x Áustria (12h35) e Brasil x Espanha (14h45)
“Chave difícil à beça. Jogamos com a Áustria no último Mundial, vencemos, mas foi um jogo duro. E teremos mais três potenciais mundiais no grupo. Vamos trabalhar muito forte, buscar a melhor versão das nossas atletas para buscar o melhor resultado diante desses rivais. A nossa ideia é buscar uma campanha melhor que no ano passado, apesar das dificuldades”, comentou Rafaella Bauerfeldt, técnica da Seleção Feminina.
Já na competição masculina, o selecionado nacional também integra a Chave A, junto com a Sérvia, França, Alemanha e Madagascar. Os duelos da fase inicial são esses:
– 30 de maio (terça-feira): Brasil x Alemanha (13h15) e Brasil x França (15h25)
– 1º de junho (quinta-feira): Brasil x Madagascar (13h40) e Brasil x Sérvia (15h50)
“Mais uma vez temos um grupo muito forte e a nossa expectativa é classificar para as quartas de final, ficar entre os oito do mundo, mesmo que passando em terceiro do grupo. No ano passado o grupo se reuniu pela primeira vez para a Copa do Mundo, para aprendizado, e agora a gente mira algo mais alto. Depois, temos a AmeriCup no fim do ano, nosso maior objetivo, e queremos nos classificar para o Pré-Olímpico”, relatou Luca Carvalho, treinador da Seleção Masculina.
Pela forma de disputa da fase inicial, as nações jogam entre si, dentro de suas respectivas chaves, em turno único. O primeiro colocado de cada uma delas se qualifica diretamente para as quartas-de-final, enquanto o segundo e terceiro vão disputar as oitavas-de-final. Os demais países estão eliminados.
Seleção Feminina: Lays da Silva (AD Santo André-SP), Vanessa “Sassa” Gonçalves (AD Santo André-SP), Thayná Silva (Sodiê Mesquita-RJ) e Luana Batista (Blumenau/BF Unisociesc-SC)
Seleção Masculina: Jefferson Socas (Praia Clube/Gabarito-MG), Ruan Miranda (Cerrado Basquete-DF), Leo Branquinho (Praia Clube/Gabarito-MG) e Jonatas Mello (Praia Clube/Gabarito-MG)
Comissão Técnica: Francisco das Chagas Oliveira (chefe da equipe), Thiago De Sordi (preparador físico), Felipe Alexandre Porto (assistente do selecionado masculino), Elen Rosa (assistente do selecionado feminino), Thiago Rodolpho Ramalho (chefe do departamento de fisioterapia) e Wagner Felipe Campos (fisioterapeuta)